CI

Consumidores de produtos orgânicos comemoram 10 anos de associação

O Paraná tem grande diversidade de alimentos produzidos no sistema orgânico


Os consumidores de produtos orgânicos do Paraná comemoram 10 anos de associação e fidelidade aos alimentos isentos de agrotóxicos. Unidos em torno da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), os consumidores organizaram um evento especial a partir de quinta-feira (15) no Mercado Municipal Orgânico de Curitiba.

O Paraná tem grande diversidade de alimentos produzidos no sistema orgânico, como soja, trigo, milho, arroz, açúcar mascavo, mandioca, 20 tipos de hortaliças, oito de frutas e plantas medicinais. Em 2008, a produção de orgânicos atingiu 124.328 toneladas, das quais 26 mil foram de hortaliças, que são os produtos mais consumidos. São 4.751 produtores em todo o Estado que cultivam uma área total de 12.821 hectares no sistema orgânico.

ABERTURA – Na quinta feira (15), às 18h, será a abertura oficial das comemorações com o lançamento do livro de memórias, de autoria de Ivo Melão, presidente da Acopa. Também será lançado o Blog da Acopa, por Humberto Bernardes Júnior, consumidor filiado.

A partir das 18h30, serão realizadas palestras sobre produtos orgânicos e saúde, com o médico Wanderson M. Carvalho e Alfredo Benato, do Departamento de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde.

Às 19h10 será apresentada a palestra Aproximando Produtores e Consumidores, com Moacir Darolt, vice-presidente da Acopa e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Os debatedores serão Claudia Capelleti, produtora orgânica da rede Ecovida, e Luiz Gusi, da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba.

Ainda haverá uma terceira palestra, às 19h50, Consumidores Orgânicos: Importância para a Formação Cidadã, com a educadora ambiental Ana Rita Henning do Amaral. A palestra terá como debatedora a produtora orgânica Salete Escher. Finalizando a programação de quinta-feira haverá coquetel e apresentação cultural.

No sábado (17), será inaugurada a Barraca da Acopa na Feira Orgânica que é realizada semanalmente no Passeio Público. A barraca será um local para troca de saberes, exposição de fotos e livros, venda de materiais, música, dança, teatro e outras manifestações. Será oferecido um almoço orgânico, por adesão para os interessados. No domingo (18), haverá passeio orgânico em homenagem aos 10 anos de Acopa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.