Consumo brasileiro de café cresce 3,5%, revela pesquisa da Abic
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Consumo brasileiro de café cresce 3,5%, revela pesquisa da Abic

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo
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Segundo maior consumidor mundial de café, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil consumiu 1,7 milhão de toneladas do produto no ano passado, o que corresponde a cerca de 21,9 milhões de sacas. Esses dados constam do relatório da pesquisa Tendências do Mercado de Cafés em 2017, patrocinada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que também identificou as oportunidades e as principais tendências do mercado de café no País, especialmente na ótica do consumo.

Conforme o relatório, o consumo de café no Brasil aumentou 3,5% em 2017 comparado ao ano anterior. “Esse crescimento demonstra que os apreciadores de café continuam cada vez mais consumindo o produto sob as mais diferentes formas, em função da melhoria da qualidade dos cafés do Brasil verificada nas últimas duas décadas, o que tem contribuído para esse crescimento contínuo do consumo”, avalia Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic.

De acordo com o executivo, o volume de 2017 superou a expectativa da entidade, que apontava para um crescimento de 1%. “Isso significa que o consumo de café não foi afetado pela crise econômica brasileira, assim como na grande crise mundial de 2008”, lembra o executivo, acrescentando que Brasil consumiu 21,9 milhões de sacas de café no ano passado.

Para ele, esse aumento de consumo se dá pelo fato de o café ser uma bebida tradicional e de consumo diário. “Essa característica se manteve, vencendo outras categorias de bebidas e alimentos que tiveram redução no consumo.” Ainda de acordo com o executivo, outro fator relevante para esse incremento é o preço do café, que é muito barato e não afeta o bolso nem o orçamento familiar. “Mas, acima de tudo, a melhoria da qualidade do café oferecido aos consumidores, nas várias categorias, desde o tradicional até os gourmets, foi o fator mais importante. A qualidade é o motor do consumo. Melhor a qualidade, maior o consumo”, destaca Herszkowicz.


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