CI

Consumo de café cresce entre os brasileiros

As empresas associadas da Abic mostraram uma evolução mais significativa, de 5,93% em relação a 2009


Entre novembro/2009 e outubro/2010 a Associação Brasileira de Indústria de Café (Abic) registrou um consumo de 19,13 milhões de sacas, ou seja, 4,03% a mais que no período entre novembro/2008 a outubro/2009. As empresas associadas da Abic, que participam com 68,4% do café torrado e moído industrializado produzido, mostraram uma evolução mais significativa, de 5,93% em relação a 2009 o que confirma as expectativas iniciais que eram de um crescimento de 5%, levando em conta a recuperação da economia brasileira.


O consumo doméstico, predominantemente de cafés do tipo tradicional, tanto quanto o consumo fora do lar, onde predominam os cafés superiores e gourmet, apresentaram taxas de crescimento positivas. Já o consumo per capita foi foi de 4,81 kg de café torrado, quase 81 litros para cada brasileiro por ano, registrando uma evolução de 3,5% em relação ao período anterior. Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida durante o dia, adicionando ao café filtrado consumido nos lares também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

O consumo per capita do brasileiro se aproxima do alemão que é de 5,86 quilos/por habitante/ano. Vale enfatizar que o consumo brasileiro já supera os índices da Itália e da França, que são grandes consumidores de café. Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os países nórdicos Finlândia, Noruega, Dinamarca com um volume próximo dos 13 kilos/por habitante/ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.