CI

Consumo de champanhe tem o melhor ano da história


Com mais de 300 milhões de garrafas vendidas em todo o mundo, o ano de 2004 foi o melhor da história para o consumo de champanhe.

Segundo a entidade representativa da indústria da região de Champagne (França), a quantidade de champanhe consumida em 2004 ultrapassou o volume registrado ao final de 1999, quando as festas de comemoração pela chegada do ano 2000 fizeram aumentar a demanda pela bebida espumante.

Naquele ano, 327 milhões de garrafas foram vendidas. Mas como houve uma superestimativa da demanda, algumas garrafas foram estocadas ao invés de serem consumidas, segundo o porta-voz da entidade, Daniel Lorson.

"Hoje, temos uma situação de normalidade no estoque, então podemos dizer que o mundo de fato consumiu estes 300 milhões de garrafas, o que fez de 2004 o melhor ano da história para o consumo de champanhe", afirmou Lorson.

A demanda foi mais forte fora da União Européia, com 45,8 milhões de garrafas exportadas --destaque para EUA, Japão e China--, representando um aumento de 6%. Na França e na Europa, o aumento foi mais modesto: 177,6 milhões de garrafas na França (+1,9%) e 77,2 milhões em outros países europeus (+1,5%).

Bordeaux:

A sucesso da indústria de Champanhe contrasta com o resto do setor vinícola francês, que sofre com o declínio do consumo, com a brutal competição dos chamados produtores do "Novo Mundo", como da Austrália, e com a relativa força do euro frente ao dólar - o que encarece os produtos da zona do euro.

A Federação Francesa de Exportadores de Vinhos e Bebidas Alcoólicas informou ontem que as exportações destes produtos caíram 3,1% no ano passado. Os vinhos de Bordeaux foram especialmente afetados, com um declínio de 22,3%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.