CI

Consumo de fertilizantes é recorde em 2011

País bateu recorde histórico de consumo, atingindo a 28,0 milhões de toneladas


A expectativa das lideranças da indústria de fertilizantes é de que o país bateu em 2011 o recorde histórico de consumo do produto, atingindo a 28,0 milhões de toneladas contra 24,5 milhões de toneladas em 2010, representando um incremento de 14,28%. Igualmente esperam que tenha sido recorde o volume de entregas no mercado gaúcho, com 3,3 milhões de toneladas em 2011, significando uma expansão da ordem de 6,45% na comparação com 2010, quando totalizaram a 3,1 milhões de toneladas.
 
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), Torvaldo Antonio Marzolla Filho, os números definitivos do desempenho do setor em 2011 ainda estão sendo fechados e deverão ser anunciados em fevereiro próximo. Mas desde já o dirigente atribui os resultados positivos às cotações favoráveis das principais commodities agrícolas, que estimulam os produtores a investir na aplicação de insumos modernos na lavoura em busca de maior produtividade das safras.
 
Para o presidente do Sindicato a crescente demanda mundial na área de alimentos deve se manter e o Brasil reúne condições propícias para aproveitar este ciclo. Isto porque os avanços que se registram na pecuária possibilitariam liberar entre 20% e 30% dos 211 milhões de hectares de pastagens nativas ou cultivadas hoje ocupados pela criação de gado. Este acréscimo na área disponível para a agricultura permitiria dobrar a área de produção, aumentando significativamente as safras de grãos e de outras culturas, num prazo de dois a três anos, projeta Torvaldo Marzolla.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.