CI

Consumo e produção de biodiesel registram queda em 2016

Importação de diesel mineral também apresenta retração no ano


Importação de diesel mineral também apresenta retração no ano

Nos cinco primeiros meses de 2016, a produção nacional de biodiesel somou aproximadamente 1,6 bilhão de litros, o que corresponde a uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esse resultado reflete, principalmente, a retração na atividade econômica do País, que é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente o diesel B (mistura de diesel mineral e biodiesel), usado no transporte de cargas.

A região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biodiesel fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%). 

De janeiro a maio deste ano, as importações de diesel fóssil recuaram aproximadamente 21% em comparação com 2016. Dessa forma, a participação do diesel importado no total de diesel vendido no Brasil caiu de 16%, em 2015, para 13%, em 2016.

Matérias-primas – O óleo de soja respondeu, na média de janeiro a maio deste ano, por 78% de todo o biodiesel fabricado em território nacional, seguido das gorduras animais (18%), óleo de algodão (1%) e óleo de fritura usado (1%).

Para atender a essa participação de 78%, foram destinadas, nesse período, cerca de 1,5 milhão de toneladas de óleo de soja para a produção de biodiesel, segundo estimativas da ABIOVE.

Preços de diesel e biodiesel – Na média do primeiro semestre, o preço do biodiesel pago às usinas ficou em R$ 2,47/litro, enquanto o diesel S-10 à refinaria custou R$ 2,11/litro.

Mercado voluntário de biodiesel – No Leilão 49, realizado no início de junho, foram comercializados, pela primeira vez, volumes de biodiesel para o consumo voluntário – autorizado pela ANP para frotas rodoviárias cativas (B20), transporte ferroviário (B30) e máquinas agrícolas e industriais (B30). A quantidade vendida (1,3 milhão de litros) sinaliza uma possibilidade real de se expandir a produção de biodiesel para além do consumo obrigatório atual de 7% na mistura.

Estatísticas mensais – Mensalmente, a ABIOVE divulga um balanço das estatísticas do mercado de biodiesel. As planilhas, contendo informações de produção, importação, consumo, uso de matérias-primas, preços do biodiesel e do diesel mineral, no Brasil, encontram-se no site www.abiove.org.br, seção Estatística.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.