CI

Consumo global de carne destrói cerrado brasileiro, diz WWF

ONG inglesa diz que soja ameaça um quinto do território brasileiro


Um maior apetite pelo consumo de carne estaria contribuindo pela destruição de enormes pastagens arborizadas na América do Sul, especialmente no Brasil, segundo a organização ambientalista radicada em Londres. Um comunicado da organização enviado ao jornal The Guardian diz que o Cerrado, a savana que corresponde a um quinto do território brasileiro, está sofrendo com o desmatamento em função da expansão das áreas de soja, que servem para alimentar animais.

A WWF chega a culpar as atividades de agricultura e criação de gado por 50% do desmatamento do Cerrado. Para os ativistas da ONG, a diversidade da vegetação brasileira estaria ameaçada em função da expansão da cultura da soja.

"O Cerrado é uma área grande, tão grande como a França, Alemanha, Itália, Espanha e o Reino Unido juntos. É importante globalmente em termos de biodiversidades e armazenamento de dióxido de carbono, mas não recebe a devida atenção da comunidade internacional," afirmou Caroline Spelman, secretária de Ambiente do Reino Unido depois de visitar a região brasileira. 

A reportagem do Guardian também entrevistou habitantes do Cerrado que estariam sofrendo com o uso de agroquímicos na região. De acordo José Correia Quintal, gerente de uma cooperativa na região, os rios do Cerrado estariam sendo poluídos e o uso de ervas medicinais estaria ameaçado.

O jornal ainda destaca que não há "um prêmio" para os produtores com práticas ambientais mais sustentáveis e que será um desafio atender a meta das Nações Unidas de preservar 14% do Cerrado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.