CI

Contra Helicoverpa: Decretado estado de emergência fitossanitária no MA

Nas regiões leste e sul do estado do Maranhão



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), declarou estado de emergência fitossanitária nas regiões leste e sul do estado do Maranhão. O status foi conferido em função do surto da praga Helicoverpa armigera em locais como Chapadinha e Balsas.


Um decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), através de pedido da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). O objetivo é a adoção de um plano de supressão da praga e de medidas emergenciais, tendo o prazo de um ano para que as medidas sejam implementadas. 

“A definição de qual dessas medidas devem ser adotadas, vai depender do nível de dano econômico, do tipo de cultivo e da relação custo-benefício", informou o fiscal estadual agropecuário do setor da Defesa Vegetal da Aged, Hamilton Cruz. Com o decreto de emergência fitossanitária, o Ministério da Agricultura pode liberar a utilização de produtos de controle químico – como o polêmico benzoato de emamectina.


“Mas não será qualquer produtor que poderá obter a autorização para o uso do produto, somente aqueles que forem afetados e após enviar um requerimento para a Aged e mais alguns documentos exigidos pelo Ministério, para que ele o autorize”, explicou o fiscal da Aged.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.