CI

Contra Helicoverpa: Vespa diminui em até 75% a utilização de inseticidas

A informação é do engenheiro agrônomo Alessandro Arruda



A utilização da microvespa Trichogramma no controle biológico de pragas na cultura de soja tem reduzido em até 75% a utilização de inseticidas pelos produtores. A informação é do engenheiro agrônomo Alessandro Arruda, que participou de um encontro técnico com produtores da região Sul do Maranhão.

A vespa Trichogramma tem sido usada em larga escala comercial principalmente no combate de pragas como a Helicoverpa armigera. Além da oleaginosa, o inseto é utilizado para controlar lagartas que causam prejuízos também nas culturas de algodão e feijão, dentro do manejo integrado de pragas (MIP).

De acordo com o engenheiro agrônomo, a vespa já é muito utilizada na soja nos estados da Bahia e Mato Grosso. No Rio Grande do Norte, a vespa chega a ser empregada em plantações de melão. O controle experimental vem sendo feito por meio de parcerias de empresas do setor agrícola com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor Norte de Exportação (Fapcen).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.