CI

Contratações de crédito do Plano Safra 16/17 caem 8% até novembro

"Este valor é um indicativo da confiança dos agricultores em relação às atividades que desenvolvem no campo e às perspectivas de colher uma supersafra de grãos"


Os desembolsos de recursos emprestados a produtores rurais empresariais por meio do Plano Safra 2016/17 entre julho e novembro caíram 8 por cento na comparação com o mesmo período da temporada passada, para 57,13 bilhões de reais, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira. O volume liberado até o momento corresponde a 31 por cento do volume total disponível, entre recursos a juros controlados e juros livres, de 183,86 bilhões de reais para o período entre julho de 2016 e junho de 2017.

Os desembolsos para custeio, que representam a maior fatia dos contratos, caíram para 34,86 bilhões de reais no período, recuo de mais de 18 por cento. A rubrica de investimentos, por outro lado, apresentou crescimento de 12 por cento no período, para 9,96 bilhões de reais em contratações, com impulso de demanda aquecida por recursos para compra de máquinas agrícolas.

O programa conhecido como Moderfrota, destinado a aquisição de equipamentos com colheitadeiras e tratores, já soma contratos de 3,5 bilhões de reais, de um total de 5 bilhões de reais oferecidos. O volume desembolsado registra salto de 226 por cento ante 2015/16. "Este valor é um indicativo da confiança dos agricultores em relação às atividades que desenvolvem no campo e às perspectivas de colher uma supersafra de grãos", disse em nota o diretor de Crédito e Estudos Econômicos do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, sem comentar o recuo nos indicadores globais de contratações. O ministério informou que será oficializado nos próximos dias aporte adicional de 2,5 bilhões de reais para o Moderfrota, que passará a contar com 7,55 bilhões de reais na atual temporada.

Veja detalhes do relatório: here

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.