CI

Contratos de aquisição de terras são entregues a 58 famílias no MS

São 402,55 hectares de terra, a 115 km da capital, divididos em 58 propriedades.



Poder produzir na terra própria é o sonho de muitos trabalhadores rurais e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) vem justamente tornar o sonho realidade e fortalecer a produção dessas famílias. Na última sexta-feira (16), 58 famílias receberam o contrato de financiamento das terras da antiga fazenda Marcussi, situada no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A entrega dos documentos contou com a participação da subsecretária de Reordenamento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SRA/Sead), Raquel Santori e do delegado da Sead no estado, Dorival Betini.

São 402,55 hectares de terra, a 115 km da capital, divididos em 58 propriedades. Cada família ficou com 6,94 hectares. Para garantir a produtividade das propriedades, o projeto de aquisição de terras ainda oferece incentivos financeiros para o cultivo de mandioca de mesa, melancia, abacaxi, bovinocultura de leite e criação de peixes.

A fazenda foi adquirida por 29 famílias de agricultores familiares da Associação Novo Modelo I e outras 29 famílias pela Associação Novo Modelo II. “É um sonho feito a muitas mãos que se torna realidade. Há um grande trabalho para ser feito como a construção das casas, o poço para água, puxar a energia e fazer a roçada para plantio. Mas, o dia foi de festa, alegria desse sonho que está virando realidade”, disse a agricultora Carmem Luiza Bedendo. 

Na entrega, a subsecretária Raquel Santori ressaltou ainda a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual para a boa execução do programa. “É uma política que nós entendemos que não pode acontecer sozinha, desarticulada do Estado e Município. Então, a gente está reforçando a parceria com o governo estadual para apoiar a execução do programa, de uma forma que possamos qualificar cada vez mais a nossa ação”, explicou Raquel. 

De acordo com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), empresa que presta assistência técnica no Mato Grosso do Sul, já são mais de 800 famílias atendidas pelo PNCF no estado. Ainda segundo a instituição, já há previsão de novos projetos no programa que irão atender 145 famílias, do município de Coxim. 

A entrega das escrituras contou com a presença de todos beneficiários das comunidades Novo Modelo I e II, do delegado federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/MS), Dorival Betini, da coordenadora do Crédito Fundiário pela Agraer, Tânia Regina Minussi, do Prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo Tucura, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Marques e o assessor da superintendência do Banco do Brasil no MS, Haroldo Cortês, além de vereadores e outras autoridades locais, representantes das Federações e Sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e da Agricultura Familiar  e Assalariados.

Sobre o PNCF 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário, promovido pela Sead, por meio da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam financiar um imóvel rural.  

Os recursos do crédito podem ser acessados por qualquer agricultor familiar que preencha os requisitos do programa, como não ser servidor público, não ter sido beneficiado por outro programa da Reforma Agrária, entre outros. Os beneficiários do PNCF também podem ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Saiba mais aqui.

com informações de Aline Lira, assessora de comunicação da Agraer

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.