Agronegócio

Controle da ferrugem aumenta a produtividade da soja no MT

Houve uma inversão de fatores que atingiram lavouras em outras safras
Por: -Redação
1 acessos

O comportamento de doenças e pragas nas lavouras de soja do Nortão, nesta safra, será discutido por produtores durante o Show Safra 2007, na sexta-feira (19-01) e sábado, em Lucas do Rio Verde (MT). O agronômo fitopatologista Mauro Junior Costa disse, ao Só Notícias, que houve uma inversão de fatores que atingiram plantações da região em anos anteriores.

A diminuição no aparecimento da ferrugem asiática foi considerada positiva por muitos produtores que tiveram prejuízos no ano passado. Municípios da região concentram grande parte da produção brasileira da oleaginosa. “Dois fatores contribuíram. Um deles foi o cumprimento do vazio sanitário, que proibiu o plantio na entressafra. O outro foi o uso mais racional de fungicidas pelos produtores”, destacou.

O clima também foi considerado favorável para o bom desenvolvimento das plantas, o que deve resultar em uma produtividade melhor nesta safra. Além da ferrugem, outras doenças não tiveram a mesma incidência. “Podemos dizer que foi um ano bom para a soja”, acrescentou o fitopatologista.

Além do controle de doenças e pragas, os produtores debaterão a implantação de consórcios de culturas nas propriedades, com integração da lavoura e pecuária, e conhecerão sistemas já desenvolvidos pela Fundação Rio Verde, idealizadora do evento. Mais de 500 produtores de Lucas do Rio Verde, Sinop, Vera, Cláudia, Sorriso, Nova Mutum, Tapurah e Campo Novo do Parecis, entre outros, são esperados.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink