CI

Controle da ferrugem aumenta a produtividade da soja no MT

Houve uma inversão de fatores que atingiram lavouras em outras safras


O comportamento de doenças e pragas nas lavouras de soja do Nortão, nesta safra, será discutido por produtores durante o Show Safra 2007, na sexta-feira (19-01) e sábado, em Lucas do Rio Verde (MT). O agronômo fitopatologista Mauro Junior Costa disse, ao Só Notícias, que houve uma inversão de fatores que atingiram plantações da região em anos anteriores.

A diminuição no aparecimento da ferrugem asiática foi considerada positiva por muitos produtores que tiveram prejuízos no ano passado. Municípios da região concentram grande parte da produção brasileira da oleaginosa. “Dois fatores contribuíram. Um deles foi o cumprimento do vazio sanitário, que proibiu o plantio na entressafra. O outro foi o uso mais racional de fungicidas pelos produtores”, destacou.

O clima também foi considerado favorável para o bom desenvolvimento das plantas, o que deve resultar em uma produtividade melhor nesta safra. Além da ferrugem, outras doenças não tiveram a mesma incidência. “Podemos dizer que foi um ano bom para a soja”, acrescentou o fitopatologista.

Além do controle de doenças e pragas, os produtores debaterão a implantação de consórcios de culturas nas propriedades, com integração da lavoura e pecuária, e conhecerão sistemas já desenvolvidos pela Fundação Rio Verde, idealizadora do evento. Mais de 500 produtores de Lucas do Rio Verde, Sinop, Vera, Cláudia, Sorriso, Nova Mutum, Tapurah e Campo Novo do Parecis, entre outros, são esperados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.