Controle de carrapatos em rebanhos leiteiros na Amazônia

Agronegócio

Controle de carrapatos em rebanhos leiteiros na Amazônia

Maior eficiência no controle do parasito com uso de carrapaticidas aliado ao manejo de rebanho e de pastagens
Por:
786 acessos
Maior eficiência no controle do parasito com uso de carrapaticidas aliado ao manejo de rebanho e de pastagens

Importante ameaça à saúde de rebanhos leiteiros, os carrapatos encontram na Amazônia condições climáticas favoráveis e por isso seu controle deve ser diferenciado. A adoção de medidas integradas para controlar a infestação do parasita é uma novidade desenvolvida pela Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) que reduz a frequência de aplicações de pesticidas e favorece em quantidade e qualidade o leite produzido. A tecnologia foi desenvolvida para os estados do Acre, Amazonas e especialmente Rondônia, maior produtor de leite da Região Norte de país.

No Prosa Rural, o pesquisador Fábio da Silva Barbieri explica o funcionamento desta tecnologia. O sistema consiste, primeiramente, em separar vacas em lactação do restante do rebanho. As duas categorias vão receber tratamento diferenciado e exercer funções distintas no combate aos carrapatos.

Vacas em lactação recebem tratamento com carrapaticidas cuja atividade é de curta duração, para não comprometer a produção de leite com resíduos químicos. O restante do rebanho recebe tratamento com bases que agem por até 28 dias.

Esses últimos animais vão exercer um importante papel no sistema: aspirar da pastagem larvas de carrapatos. Funcionam como iscas. Após a saída dos animais, a pastagem é roçada e interditada por pelo menos três meses. A incidência direta da luz do sol na área roçada mata ovos e larvas de carrapatos que eventualmente permaneceram no que restou de pastagem.

O terceiro componente do controle integrado é o pastejo rotacionado. Seguindo o mesmo princípio do roço, o período de descanso associado à menor altura das gramíneas favorece o controle dos carrapatos. Dessa forma, é possível manter sempre uma baixa infestação tanto no rebanho quanto no pasto, favorecendo a saúde dos animais e reduzindo a frequência de uso de carrapaticidas.

Saiba mais sobre como fazer o controle de carrapatos em rebanhos leiteiros na Amazônia ouvindo o Prosa Rural, programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Daniel Medeiros
Email: daniel.medeiros@cpafro.embrapa.br
Unidade: Embrapa Rondônia
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink