CI

Controle estratégico de carrapatos em bovinos

Conteúdo irá ao ar no dia 25 deste mês pela página da empresa no Facebook, às 19h (horário de Brasília)


O controle estratégico de carrapatos nas propriedades agropecuárias é importante para evitar a incidência de enfermidades no gado e, ainda, para garantir maior produtividade e eficiência. Tendo em vista a relevância do tema, além do clima atual, que é favorável a esse parasita externo, a Ourofino Saúde Animal promoverá uma palestra ao vivo com o médico-veterinário Lucas Rizzo, que integra o corpo técnico da empresa. A ação acontecerá na fanpage institucional, às 19h (horário de Brasília), do dia 25 de novembro.

Rizzo indica que um dos primeiros passos para o controle adequado é estabelecer o nível de desafio da propriedade, se está com baixa, média ou alta infestação. Dessa forma, é possível coordenar as ações de aplicação dos produtos e montar um cronograma assertivo para o manejo. “De toda forma, o desafio se torna mais comum na primavera-verão, quando o calor e a umidade crescem significativamente.”

Também segundo o analista, por conta da diversidade climática do país, é complexo estabelecer períodos fixos para agir contra a infestação dos carrapatos, mas existem indícios que podem servir de alerta ao pecuarista. “O profissional do campo deve ficar atento ao número de parasitas visíveis nos animais, no entanto, a infestação ocorre mesmo nas pastagens: 95% dos carrapatos vivem nesse ambiente. Por isso, ações sistemáticas de controle são imprescindíveis.”

O controle estratégico de carrapatos é uma forma de garantir o bem-estar do animal e, inclusive, ter mais lucratividade. Existem estudos que apontam que em rebanhos livres de carrapatos o ganho de peso se torna ainda mais expressivo, cerca de 110 kg por animal contra 70 kg, em média, quando há infestação parasitária, indica Rizzo.

Ele ainda reforça que a aplicação correta dos produtos é fundamental para evitar a resistência dos parasitas ao ativo da solução utilizada. Uma opção é o Colosso Pour On, que agora também está disponível em embalagem de 5 L e é bastante versátil, com função carrapaticida, mosquicida, bernicida, sarnicida, piolhicida e repelente.

Outras informações técnicas serão discutidas no decorrer da palestra no Facebook, que tem aproximadamente 30 minutos de duração. A iniciativa acontece todos os meses, com o intuito de disseminar conhecimentos que ajudem o desenvolvimento e fortalecimento do setor agropecuário brasileiro. Os temas anteriores podem ser acessados no canal do Youtube da companhia. 

Serviço

Palestra - Controle estratégico de carrapatos

Quando: 25/11, às 19h (horário de Brasília)

Palestrante: Lucas Rizzo, analista técnico Ourofino

Página: https://www.facebook.com/ourofinosaudeanimal/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.