CI

Convênio entre UFMG e governo federal subsidia Plano de Safra

Ele vai ajudar nas definições de como, o quê, quando e onde plantar reduzindo os riscos climáticos e melhorando o rendimento e produtividade rural do país


A UFMG assinou na quinta, 22, convênio com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). O objetivo é utilizar informações geradas pelo Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da Universidade na definição do Plano de Safra do Ministério da Agricultura de 2012. Ele vai ajudar nas definições de como, o quê, quando e onde plantar reduzindo os riscos climáticos e melhorando o rendimento e produtividade rural do país.


A assinatura aconteceu no prédio da Reitoria, às 17h, e terá presença do reitor Clélio Campolina, do subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, Sérgio Lima-Braga (ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente da PBH), e do diretor da CSR, professor Britaldo Soares Silveira Filho.

Também estiveram presentes os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), que devem solicitar ao reitor Clélio Campolina, com o apoio da SAE, adesão da UFMG ao recente Termo de Compromisso assinado entre o sindicato e a SMMA para a criação do curso de especialização em Jornalismo Ambiental.


O Centro de Sensoriamento Remoto (CSR), instalado no Instituto de Geociências (IGC), desenvolve pesquisas em análise e modelagem de sistemas ambientais, incluindo a avaliação de possíveis impactos do clima, biodiversidade, recursos naturais, além do desenvolvimento de modelos de simulação de mudanças do uso e cobertura do solo e suas aplicações para avaliação ambiental e planejamento regional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.