CI

Convênio estimula cultivo da cana no RS

BR Distribuidora assegura compra de álcool fabricado com produção da agricultura familiar gaúcha


A BR Distribuidora e a AlsolTecnologia, Engenharia e Comércio de Combustíveis assinaram, nessa quinta-feira (11-01), protocolo para elaboração de projeto de produção, distribuição e comercialização de álcool combustível a partir da cana-de-açúcar cultivada no Rio Grande do Sul. A cerimônia foi realizada na sede da Fetag, cujos produtores filiados fornecerão matéria-prima para a as microdestilarias, que serão montadas estrategicamente pela Alsol em zonas produtoras no Estado.

De acordo com o documento, a distribuidora se compromete a comprar o combustível da empresa por cinco anos. Fizemos um estudo e constatamos que 98% do álcool consumido no Rio Grande do Sul vêm de fora. Havia uma lenda de que o produto não podia ser produzido aqui, argumentou o diretor da Alsol, Mauro Knijnik. O primeiro passo, segundo ele, será organizar os produtores familiares de cana de Osório, Roque Gonzales e Rolador, municípios que já cultivam o produto. Só em Roque Gonzales, a produtividade é de 150 toneladas por hectare, salienta. A idéia, de acordo com ele, é de que a cana-de-açúcar sirva como uma forma alternativa de renda.

O agrônomo da Fetag, Valdecir Zonin, afirma que o Estado possui 35 mil ha plantados com cana e deverá investir em variedades mais produtivas, já que o rendimento médio está em torno de 70 t/ha. Queremos aproveitar o potencial que já existe para o melado, o açúcar e a cachaça e ampliar a produção para que os agricultores possam abastecer outros mercados. A projeção é que, dentro de um ano, esteja em funcionamento o primeiro projeto piloto de produção comercial. Deve começar com área de 200 a 300 hectares, diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.