Convênio vai promover vinícolas no exterior
CI
Imagem: Marcel Oliveira
INTERNACIONAL

Convênio vai promover vinícolas no exterior

Parceria é entre a Apex-Brasil e Uvibra-Consevitis-RS
Por: -Eliza Maliszewski

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) promoveu, nesta terça-feira, (14), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, solenidade para celebrar a assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira nº 46-02/2021 com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O valor total do convênio, com duração até dezembro de 2022, é de R$ 5 milhões, sendo 60% originários da Apex-Brasil e 40% de contrapartidas da Uvibra-Consevitis-RS e das associadas ao projeto.

O projeto setorial Wines of Brazil tem o objetivo de promover vinícolas que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar um trabalho em âmbito internacional. As ações acontecem por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de fomento comercial. O projeto valoriza atributos como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros e fomenta novos negócios para os exportadores brasileiros.

A assinatura do convênio para a execução do Wines of Brazil agrega ainda mais virtudes às ações promocionais, já que terá como países-alvo prioritários China e EUA, Reino Unido, Portugal e Alemanha e como países-alvo secundários Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Japão.

Durante a cerimônia, Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), enfatizou que esse é um momento muito especial e possibilitará a apresentação de vinhos, espumantes e sucos de uva no exterior. “Exportamos para 53 países, conquistamos muitas medalhas, certificados, o que demonstra que a vitivinicultura brasileira está inserida no mundo. É fundamental ampliarmos ainda mais nossa presença em países-alvo como China, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Alemanha e atingirmos o maior número possível de países nos próximos anos”, destacou.

Para Luciano Rebellatto, coordenador da Uvibra-Consevitis-RS, trata-se de um momento extremamente importante para o setor vitivinícola, pois é um passo imprescindível para a ampliação e reforço da internacionalização de vinhos, espumantes e sucos de uva de empresas brasileiras, que integrarão o projeto setorial Wines of Brazil. “A parceria celebrada é o resultado de esforços de toda a cadeia uva e vinho, que tem início na terra, por meio de mais de 15 mil famílias, que trabalham de sol a sol para garantir produtividade e a qualidade das uvas, até chegar às cooperativas e vinícolas para seu processamento”, salientou Rebellatto.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, lembrou que em 2022 a Apex-Brasil completará 25 anos de atividades, o que é motivo de orgulho, visto que durante todo esse tempo a instituição esteve ao lado do empreendedor brasileiro. “Conhecer in loco essa região que tem um potencial e uma escala continental indiscutível é motivo de orgulho, ainda mais quando são pessoas comprometidas, e que carregam valores sentimentais. Não temos dúvida de que a vitivinicultura brasileira ganhará o mundo”, evidenciou.

Bruno Leite, chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II do Ministério de Relações Exteriores, também ressaltou o orgulho de conhecer na ponta todo o processo de produção do vinho nacional, concebido por pessoas comprometidas e que representam tantas famílias. “Merece o reconhecimento e, para nós, significa abrir portas para um produto de qualidade que fala por si só. O Itamaraty está engajado para que as amostras de vinhos, espumantes e sucos de uva estejam em todas as embaixadas pelo mundo, como forma de promover nosso produto nacional”, afirmou.

A coordenadora-geral de Promoção Comercial da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordão, enalteceu que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja e encorajou o setor vitivinícola para que também se torne o maior exportador de suco de uva. “O mundo precisa conhecer mais nossos produtos. Somos competitivos, temos qualidades”, comemorou.

Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 acontecerão em março. O primeiro será a Vinexpo America, nos dias 9 e 10, em Nova York e, na sequência, a Prowein Dusseldorf, entre 27 e 29, seguido de uma missão técnica em Portugal com matchmaking para compradores portugueses.

As exportações de vinhos e espumantes vêm crescendo ano a ano e 2021 comprova os esforços do setor vitivinícola. Estudo da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, demonstra que de janeiro a setembro de 2021 o Brasil exportou 690,4 mil caixas de 9 litros das bebidas, o que representa crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2020, o melhor momento da história das exportações brasileiras.

Campanha promocional ‘Enjoy the fresh side of life’

Na oportunidade, foi apresentada a campanha promocional do projeto setorial Wines of Brazil da Uvibra-Consevitis-RS, cujo mote é ‘Enjoy the fesh side of life’. A peça principal, um vídeo manifesto, foi rodada em vinhedos da Serra Gaúcha com a intenção de mostrar a diversidade, o povo acolhedor e elementos agregadores como o sol, a pluralidade e o frescor, ou seja, destacar o que o vinho tem de melhor: a maneira leve de levar a vida. Demais peças gráficas ainda integram a ação com impulsionamento em redes sociais.

De acordo com Rafael Conceição, gerente de Marketing para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, o objetivo da campanha é promover o vinho brasileiro no mercado externo, especialmente o trade e o consumidor final de países-alvo e secundários, por meio da criação do brand awarness (consciência de marca) da categoria de vinhos brasileiros. “Ainda somos um país que causa surpresa como produtor de vinhos, espumantes e suco de uva, portanto, a campanha tem justamente o objetivo de informar o mercado externo quanto à produção e qualidades, especialmente o frescor enfatizado, por meio do slogan ‘Enjoy the fresh side of life’.

* com informações da assessoria de imprensa

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.