CI

Coodetec: mudanças na gestão são apresentadas durante assembleia

Cooperativa elegeu novos membros dos conselhos fiscal e de administração; Ivo Carraro agora responde como presidente executivo


Cooperativa elegeu novos membros dos conselhos fiscal e de administração; Ivo Carraro agora responde como presidente executivo

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec realizou, na quinta-feira, dia 26, a 17ª Assembleia Geral Ordinária. O evento ocorreu na sede da Cooperativa, em Cascavel, e reuniu diretores, gerentes e lideranças das 33 cooperativas associadas à Coodetec, além de autoridades do setor de agronegócios e representantes de instituições financeiras. Na pauta, vários assuntos, entre eles o relatório de atividades de 2011, os principais resultados de pesquisa e o plano de atividades para 2012.


O novo modelo de gestão da Coodetec também foi apresentado, seguido pela posse dos novos membros dos conselhos de administração e fiscal. A partir de agora, o conselho de administração, que contava com 12 membros, passa a ter 10 representantes. Além disso, o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, irá responder como presidente executivo. O então presidente, Irineo da Costa Rodrigues, explicou que dessa forma, Carraro terá mais autonomia dentro da Coodetec. “Crescemos muito nos 16 anos de pesquisa cooperativa. Hoje, estamos entre as principais empresas privadas de pesquisa e assumimos grande importância no mercado. Devido a isso, foi necessária a mudança. Precisávamos de alguém, de cargo executivo, em tempo integral na Coodetec.” Rodrigues agora representa as cooperativas associadas e responde como presidente do conselho de administração.

O engenheiro agrônomo Ivo Carraro é formado pela Universidade Federal de Viçosa. Possui mestrado em Fitotecnia, também pela universidade mineira, e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas. Carraro está na Coodetec desde 1979, quando a Cooperativa era ainda um departamento de pesquisas da Ocepar. Desde que foi transformada em Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, em 1995, ele respondia como diretor executivo.

Para Carraro, o novo desafio requer ainda mais responsabilidade e comprometimento. “Essa nova forma de gerir a Coodetec é uma busca por se adequar a um novo mercado e o meu propósito pessoal, ao assumir essa incumbência, é transformar a Coodetec em uma empresa nacional com padrão global. Farei com que todos os meus companheiros de trabalho vistam essa camisa, para que possamos ser ainda mais competitivos,” declarou. O presidente executivo sabe que a tarefa é difícil, mas espera contar com o apoio das cooperativas associadas para atingir esse objetivo. “Se continuarmos de mãos dadas, tenho certeza que vamos crescer sempre. A Coodetec é uma empresa do agricultor. Temos que ser profissionais, ter padrão global, mas jamais deixarmos de ser cooperativistas.”

Convidados especiais

O presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, cumprimentou a nova diretoria e destacou a importância da Coodetec para o Brasil. “É uma referência nacional e tem trazido resultados expressivos para a nossa agricultura. Nós, da Emater, nos sentimos honrados em poder participar deste momento. Desejo sucesso aos novos conselheiros e que a Coodetec continue sendo essa referência, com mais força nessa nova fase.”

O diretor da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Otamir Martins, veio à Cascavel representando o secretário, Norberto Ortigara. “Parabenizo a Coodetec pelos resultados apresentados ao longo desses anos de atuação. É uma empresa de destaque e que merece o nosso respeito. Também iniciei minha carreira em uma cooperativa e é sempre uma satisfação estar dentro do sistema cooperativista. Desejo sucesso nessa nova etapa, com os cumprimentos do secretário.”


A Ocepar foi representada pelo superintendente, José Roberto Ricken. Para ele, a Coodetec deu um salto muito importante no ultimo ano. “Percebemos que houve uma grande mudança do ano passado, para esse ano. Houve uma retomada de mercado e isso é resultado também do apoio dado pelas cooperativas. A Coodetec é extremamente importante no contexto do cooperativismo e, por isso, parabenizo todos os envolvidos pelo belo trabalho desenvolvido aqui e por essa mudança na gestão, modernização que é necessária”, argumentou.

Homenagens

O dia na Coodetec foi de homenagens. Três membros do conselho de administração deixaram a pasta. Áureo Zampronio (Coagru), Luiz Carlos Chiocca (Copercampos) e Willem Bouwman (Castrolanda) receberam uma placa em homenagem aos anos dedicados à Coodetec.

Na mesma data em que assumiu novo compromisso, Ivo Carraro comemorou aniversário. As homenagens a ele tiveram início ainda na Assembleia e seguiram até a reunião com todos os funcionários da sede, em Cascavel. Neste segundo evento, Irineo da Costa Rodrigues e Ivo Carraro oficializaram a mudança de cargos aos profissionais da Cooperativa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.