CI

Coodetec apresenta novidades em Dia de Campo de Verão C.Vale

Além de palestras, exposição de máquinas e implementos agrícolas, os visitantes encontram parcelas demonstrativas de soja, milho, mandioca e forrageiras


Teve início ontem um dos mais importantes eventos da agricultura regional, o Dia de Campo de Verão da C.Vale. Milhares de pessoas devem passar pelo campo experimental da Cooperativa até quinta-feira, dia 19, quando termina o evento. No local, além de palestras, exposição de máquinas e implementos agrícolas, os visitantes encontram parcelas demonstrativas de soja, milho, mandioca e forrageiras. Neste sentido, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec traz as melhores opções em cultivares de soja e híbridos de milho para o produtor rural.
 
Para os sojicultores, a Coodetec apresenta no Dia de Campo de Verão da C.Vale os lançamentos CD 2630 e CD 2585. A primeira variedade é precoce, indeterminada e permite a antecipação de semeadura, viabilizando o plantio de milho safrinha. A cultivar CD 2585, de ciclo superprecoce, possui crescimento indeterminado, alta resistência ao acamamento e é indicada para as regiões altas e frias. Além dessas variedades, os produtores têm a oportunidade de conhecer, neste evento, a versão RR das cultivares CD 202 e CD 215. As duas variedades, agora transformadas, garantirão maior facilidade no manejo de plantas daninhas.
 
Para quem produz milho, a Cooperativa demonstra o potencial produtivo de seus híbridos, tanto para grão, quanto para silagem. Entre os destaques, está o milho CD 384Hx. Este híbrido tem trazido excelentes resultados para produtores de várias regiões do Brasil. Durante a colheita de milho safrinha no ano passado, houve registro de colheita de mais de 400 sacas por alqueire. Esse número foi alcançado na região Oeste do Estado, em Mercedes.
 
“O produtor que passar pelo estande da Coodetec, neste evento da C.Vale, será recebido por uma equipe técnica, que mostrará as melhores opções para a lavoura de cada região. Nossas sementes possuem ampla adaptação e são altamente produtivas. Possuímos um compromisso com o produtor rural, por isso fornecemos as cultivares e híbridos mais indicados para cada lavoura”, argumentou o representante técnico de vendas, Daltro Bertuzi.
 
Visitantes
 
Produtor de milho e soja, há mais de 20 anos, Willian Katsuya Yamanaka, de Dourados (MS) visita, pela terceira vez, o Dia de Campo da C.Vale em Palotina. Ele explica que, todos os anos, procura novas tecnologias e exemplos que deram certo neste evento. “Busco novidades para aplicar em casa. Esse é o meu principal objetivo e, no estande da Coodetec, vim atrás de uma semente antiga, mas, agora, com mais tecnologia associada. A CD 202, quando foi lançada, era muito produtiva, tem boa adaptação e minha terra recebe bem essa cultivar. Vou apostar nessa versão RR no fim do ano e espero ter bons resultados”, afirmou.
 
Quem também se interessou pela cultivar CD 202RR foi o produtor e comerciante de insumos agrícolas, Davi da Silva Moraes. Ele é de San Lourenço, no Paraguai, e acredita que a CD 202RR tem um grande potencial produtivo. “Já foi muito forte no passado e produzia muito quando era convencional. Agora, com mais tecnologia, produzirá mais, com menos trabalho.” Ainda, de acordo com Moraes, em sua região, os híbridos CD 308 e CD 384 têm feito bastante sucesso. “Perto de outros materiais, ganha pelo preço menor, pela qualidade de grãos e pela produção.”
 
A cultivar CD 215RR também está despertando a atenção dos visitantes. O engenheiro agrônomo e produtor palotinense, Selmo Piano, possui terras em Terra Roxa, e já adiantou que vai plantar essa variedade na próxima safra. “Eu já plantei a convencional e sei que é altamente produtiva. Logo que foi lançada, eu lembro que um produtor da nossa região chegou a colher 205 sacas por alqueire”, destacou. Piano também afirmou que vai reservar 10 alqueires para o CD 384Hx. “Quero conhecer esse híbrido. Já ouvi falar muito bem dele e agora quero testar em minha lavoura.”
 
Outros eventos
 
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec participa de diversos eventos agrícolas em todo o Paraná. No início da semana, a Coagru, de Ubiratã (PR), também realizou um Dia de Campo de Verão. Na ocasião, a Coodetec também apresentou as novidades de seu portólio e as variedades que mais chamaram a atenção foram a CD 2630 e a CD 202RR.
 
Confira programação para os próximos dias, no PR:
 
19/01 – Dia de Campo da Plantar (Cascavel)
19 e 20/01 – Dia de Campo da Copacol (Cafelândia)
20/01 – Dia de Campo da Cooatol (Toledo)
21/01 – Dia de Campo da Grasel (Entre Rios do Oeste)
23/01 – Dia de Campo da Agrícola Horizonte (Mercedes)
24 e 25/01 – Dia de Campo da Lar (Medianeira)
26/01 – Dia de Campo da Coamo (São Pedro do Iguaçu)
27/01 – Dia de Campo da Coamo (Ouro Verde do Oeste)
27/01 – Dia de Campo do Moinho Iguaçu (Cascavel)
06 a 10/02 – Show Rural Coopavel (Cascavel)
08 a 16/02 – Dia de Campo da Coamo (Campo Mourão)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.