CI

Coodetec atende pedido do agricultor e apresenta novidades no Show Rural

Visitantes terão acesso ao novo portfólio da Cooperativa; produtos atendem as atuais exigências do mercado


Visitantes terão acesso ao novo portfólio da Cooperativa; produtos atendem as atuais exigências do mercado
O Show Rural Coopavel iniciou na última segunda-feira, dia 06, e até sexta-feira, dia 10, mais de 180 mil pessoas devem passar pelo evento, em Cascavel/PR. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec participa, mais uma vez, e traz as mais produtivas opções em cultivares de soja e híbridos de milho. “O processo de inovação é constante e, neste Show Rural, o produtor perceberá a diferença em nossos produtos. A nova geração de cultivares e híbridos CD possui novo nome. Essa mudança traz, além da nova nomenclatura, mais tecnologia. Nossas sementes atendem as exigências do produtor, que busca qualidade e alta produtividade”, afirmou o presidente executivo da Coodetec, Ivo Carraro.

As cultivares e híbridos da Coodetec agora possuem uma combinação de quatro dígitos, sendo que o primeiro número continua 1 para trigo, 2 para soja e 3 para milho. O restante dos números corresponde às particularidades de cada semente. Um exemplo: CD 2585RR (CD = Coodetec; 2 = soja; 5.8 = grupo de maturação; 5 = número aleatório).

Além de novas cultivares, nova nomenclatura, a Coodetec relança sucessos da época anterior aos transgênicos. “Muitos produtores pediram e nós atendemos. Em 2012, apresentamos as cultivares CD 202RR e CD 215RR. Na versão convencional, as duas foram destaques de rendimento e, agora, além de todas as vantagens que o produtor já conhece, essas sementes oferecem mais facilidade no manejo de plantas daninhas”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Parcelas CD

Durante o Show Rural Coopavel, a equipe técnica da Coodetec apresenta as variedades de soja e híbridos de milho de melhor adaptação para a região Sul do Brasil e Paraguai. “Temos soja com diversidade de ciclo, crescimento indeterminado, tolerância a nematoides, com sanidade e de plantio antecipado, o que viabiliza o plantio de milho safrinha. Além disso, temos híbridos superprecoces, de alto potencial produtivo, tolerância ao acamamento, com sanidade foliar e de grão”, destacou o supervisor regional de vendas, Martim Herpich.

SOJA – A Coodetec traz, para o Show Rural, sete opções para os sojicultores da região. Entre os destaques, estão as cultivares CD 2585RR e CD 2630RR. A primeira variedade, de ciclo superprecoce, possui crescimento indeterminado e á altamente resistente ao acamamento. Esta cultivar é indicada para regiões altas e frias. A CD 2630RR é precoce, indeterminada e permite antecipação da semeadura, viabilizando o plantio de milho safrinha.
MILHO – Para os produtores de milho, são oito híbridos CD expostos no Show Rural Coopavel. Entre as novidades, estão o CD 3501Hx e o CD 3464Hx. Estes híbridos foram destaques de rendimento nos ensaios da safrinha 2011, sendo que o primeiro exige nível de tecnologia mais avançado na lavoura e o segundo requer tecnologia média. Os dois híbridos possuem sanidade, tolerância ao acamamento e qualidade de grãos. Além disso, a tecnologia Hx, associada a semente CD, garante proteção contra as principais lagartas da cultura.

Atrativos

A cultivar de soja CD 250RR STS e o híbrido CD 384Hx também estão no evento. A soja está exposta de maneira diferente neste ano. Seis produtores cederam uma pequena amostra de sua produção para a demonstração em Cascavel. Mesmo com a seca registrada na região, produtores chegaram a colher mais de 60 sacas por hectare. Na propriedade de Dorival Agulhon, em Juranda/PR, a colheita chegou a 64 sacas por alqueire.

O híbrido CD 384Hx, sucesso de vendas na última safra e para a safrinha, continua chamando a atenção. Assim como no ano passado, o produtor pode ver de perto a raiz do milho, que chega a 2,3 metros. Neste ano, porém, o visitante terá a oportunidade de comparar essa raiz com a raiz de um híbrido testemunha.

De acordo com Carraro, a Coodetec está firmando parcerias e fortalecendo as já existentes, tudo isso com o intuito de melhorar, cada vez mais, o produto oferecido para o agricultor. “Estamos aqui para reforçar a pesquisa nacional e garantir, ao produtor, as melhores opções para a sua lavoura. Nossa pesquisa trabalha constantemente na busca pela melhor, mais produtiva e, consequentemente, mais rentável semente para o campo.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.