CI

Coodetec inova e lança novo portfólio durante Show Rural Coopavel

Nova geração de cultivares e híbridos ganharam novo nome


Durante o Show Rural Coopavel, Cooperativa de pesquisa demonstra potencial produtivo das novas cultivares e híbridos CD Inovação. Para a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec esta é a palavra do momento. De mãos dadas com o agricultor, a Cooperativa investe em pesquisa e, seguindo orientações de quem produz, está inovando o portfólio. A Coodetec foi pioneira, arriscou, perdeu algumas batalhas e ganhou outras, tudo isso com espírito corajoso e com determinação. Este fato garantiu a inovação das sementes CD.
 
As mudanças já estão presentes no campo. No Show Rural Coopavel, de 06 a 10 de fevereiro, o visitante que passar pelo espaço Coodetec conhecerá a nova linha de produtos CD e perceberá as transformações das linhas de pesquisa. “Neste ano, a nova geração de cultivares e híbridos, lançados pela Cooperativa, ganharam novo nome. Essa mudança traz, além da nova nomenclatura, mais tecnologia e atende as atuais demandas do agricultor”, destacou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro. A sigla CD permanece e agora há uma combinação de quatro dígitos, sendo que, o primeiro número continua 1 para trigo, 2 para soja e 3 para milho. O restante dos números corresponde às particularidades de cada semente. Um exemplo: CD 2585RR (CD = Coodetec; 2 = soja; 5.8 = grupo de maturação; 5 = número aleatório).
 
Cultivares e híbridos no Show Rural
 
Durante o Show Rural Coopavel, a Coodetec apresentará as variedades de soja de melhor adaptação para a região Sul do Brasil e Paraguai. “Temos soja de plantio antecipado, com diversidade de ciclo, crescimento indeterminado, tolerância a nematoides e doenças”, informou o gerente comercial Sul, Marcelo da Costa Rodrigues.
 
Entre as tecnologias transgênicas disponíveis em 2012, o produtor conhecerá, de 06 a 10 de fevereiro, a cultivar CD 2585RR, de ciclo superprecoce, crescimento indeterminado e altamente resistente ao acamamento, indicada para as regiões altas e frias. Também serão apresentadas as cultivares CD 2630RR (precoce) e CD 2737RR (semiprecoce), ambas indeterminadas, permitem antecipação da semeadura, viabilizando o plantio de milho safrinha. Além disso, os sojicultores terão a oportunidade de conhecer a versão RR das cultivares CD 202 e CD 215. Estas duas variedades são conhecidas do produtor, porém, agora transformadas, garantirão maior facilidade no manejo de plantas daninhas.
 
De acordo com Rodrigues, para quem produz milho, serão apresentados híbridos superprecoces, de alto potencial produtivo, tolerância ao acamamento, com sanidade foliar e de grão. “Nas parcelas de milho da Coodetec, os visitantes terão acesso aos destaques de rendimento nos ensaios da safrinha 2011: CD 3501Hx e CD 3464Hx. O primeiro exige nível de tecnologia mais avançado na lavoura, enquanto que o segundo requer tecnologia média.” Os dois híbridos possuem como principais características sanidade, tolerância ao acamamento e qualidade de grãos, tendo ainda proteção contra lagartas.
 
Além dos lançamentos 2012, a Coodetec apresentará dois híbridos pré-comerciais, ambos transgênicos. “É a nova fase do portfólio Coodetec. Estamos aqui para reforçar a pesquisa nacional e garantir ao produtor as melhores opções para a sua lavoura, com padrão global. Nossa pesquisa trabalha constantemente na busca pela melhor, mais produtiva e consequentemente, mais rentável semente para o campo”, declarou Carraro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.