Cooperação na cadeia produtiva do leite gera produto de qualidade

Agronegócio

Cooperação na cadeia produtiva do leite gera produto de qualidade

Cooperação entre indústria e produtor rural é fundamental para o sucesso do negócio
Por:
203 acessos
Na cadeia produtiva do leite, a cooperação entre indústria e produtor rural é fundamental para o sucesso do negócio. De acordo com Sebastião Jamil Beleboni, vice-presidente do Sistema Confepar, para exigir matéria-prima de qualidade dos pecuaristas, é preciso oferecer, em troca, garantia de preço mínimo e assistência técnica básica para garantir a sanidade e produtividade do rebanho. ‘‘A Confepar oferece esses diferenciais para não ficar desabastecida’’, afirma.


O sistema recebe diariamente o leite captado por oito cooperativas da região Norte do Estado que, juntas, agregam 5,8 mil produtores. Com capacidade de industrializar 1,5 milhão de litros diariamente, a empresa capta atualmente 800 mil litros diários. ‘‘O câmbio está desfavorável para a exportação de leite em pó, por isso reduzimos a produção. Mas vamos retomar a capacidade total da fábrica quando essa conjuntura se normalizar’’, explica.


A empresa se prepara para o lançamento de produtos específicos ao varejo: creme de leite em caixinha e achocolatado em embalagem longa vida. ‘‘O objetivo é fracionar o produto para atender uma demanda do mercado.’’ A médio prazo, a Confepar também planeja recuperar créditos de ICMS para investir em uma fábrica de queijos, recuperando assim a tradicional marca de queijos Cativa.


Para ampliar a produção, a indústria depende do produtor, que precisa se adequar às exigências de qualidade não apenas do leite, mas também qualidade de vida e ambiental. ‘‘A coleta é rastreada, por isso, temos como identificar rapidamente o produtor que fornece leite fora do padrão. Para continuar no mercado, é fundamental o produtor se globalizar’’, defende.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink