Cooperar é solução para pequenos

Agronegócio

Cooperar é solução para pequenos

Cooperativa faria beneficiamento e comercialização da ponkan a melhores preços
Por:
339 acessos
Com a intenção de resgatar o ânimo e apoiar os produtores de ponkan de Cerro Azul, representantes do setor buscam recursos para tirar do papel o projeto de uma cooperativa, que atenda as necessidades da região. “A ideia é que os citricultores entreguem toda a produção na cooperativa. Lá, faremos o beneficiamento e a comercialização da ponkan com preços mais remuneradores do que os do mercado”, conta o técnico André Stival, que está cuidando da viabilidade da obra.


Ele diz que no momento está buscando empresas e/ou entidades para conseguir colocar a cooperativa em funcionamento, mas que já conta com um espaço físico para a instalação da associação. O valor estimado só para compra de uma máquina de beneficiamento, que daria o pontapé inicial dos trabalhos, é de mais de R$ 70 mil. “Ter uma cooperativa na região é o nosso sonho”, revela João Arps, que neste ano espera colher 8 mil caixas (20 quilos) de ponkans.


A Secretaria estadual da Agricultura (Seab) aplaude a iniciativa e diz há tempos incentiva os produtores a se organizar. Paulo Andrade, agrônomo da Seab em Curitiba, cita como exemplo o trabalho realizado por produtores de tangerina de Campo Largo, que se uniram em parceria com a prefeitura da cidade e outras entidades para criar uma cooperativa local. “Hoje, ainda início de colheita, eles já estão com toda a safra de ponkan comprometida”, afirma.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink