Cooperativa anuncia parcerias e benefícios para agricultores familiares

Agronegócio

Cooperativa anuncia parcerias e benefícios para agricultores familiares

Entre as medidas constam a ampliação da sede e da estrutura da cooperativa
Por: -Joana
1580 acessos
O potencial da cadeia leiteira de Alagoas é algo que não se pode contestar. Mas muito ainda pode ser feito para manter o homem no campo com dignidade. Pensando nisso a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reuniu quase 150 agricultores familiares, no município de Batalha, para anunciar algumas ações feitas em parceria com o governo federal e estadual.


Dentre elas o financiamento de novilhas, a inclusão do agricultor no programa de assistência técnica Balde Cheio, a contemplação no Programa de Distribuição de Sementes e a ampliação da sede e da estrutura da cooperativa. O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou que a ação visa envolver o pequeno agricultor nas decisões da cooperativa, já que eles também fazem parte da condução da unidade.

“Viemos mostrar que o apoio de entidades como o Sebrae, Mapa, Conab, Seagri, OCB/AL, Afal são essenciais para o desenvolvimento do setor. E que essas instituições tem muito a nos oferecer, basta termos compromisso com o crescimento. Encontros como esses são o ponta pé inicial para conhecer melhor a realidade do nosso produtor e a CPLA trabalha com a realidade do dia-dia do campo”, afirmou Monteiro.


O agricultor Jairo Barbosa, membro de uma associação que faz parte da CPLA, revelou que em quase 50 anos trabalhando com a produção de leite nunca teve oportunidade de conhecer o que é produzir um leite de qualidade. Filho de pequenos agricultores, Jairo contou que o desejo da maioria dos vizinhos do povoado Barreiras, no município de Batalha, sempre foi migrar para capital.

“Não tínhamos estrutura. A estrada ainda é precária, mas hoje temos um tanque de resfriamento de leite, recebemos orientações do Sebrae sobre como fazer a ordenha correta, ou seja, produzimos um leite de qualidade e ganhamos por isso. O melhor de tudo foi não depender de atravessador. A parceria com a CPLA mudou a realidade da nossa associação”, relatou o agricultor.


O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Alagoas (MAPA), João Batista, destacou a organização da cooperativa e a importância de ações de fomento a agricultura familiar. “A produção leiteira de Alagoas representa uma grande força na agricultura familiar e através de projetos e iniciativas como da CPLA é que vamos conseguir desenvolver o setor. O Mapa entra com a assistência técnica e vocês com o trabalho”, disse.

Participaram ainda da reunião o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab), Elizeu Rego, o superintendente do Desenvolvimento Agrário, Edson Maruta, o consultor do Sebrae e gestor do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Indústria de Leite e Derivados de Alagoas, Marcos Fontes, o gerente de projetos da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), Tiago Luiz e outras autoridades.


As informações são da assessoria de imprensa da CPLA.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink