CI

Cooperativa de Santa Catarina pede apoio estadual


A Cooperativa Regional Agrícola do Norte Catarinense (Coopernorte), encaminhou uma lista de reivindicações ao secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa. O documento foi entregue por uma comitiva formada por prefeitos da região Norte, diretor da cooperativa e pelo deputado estadual Mauro Mariani (PMDB). Conseguir recursos para adquirir mais secadores, silos e resfriadores de leite é o principal pedido da cooperativa.

O presidente da Coopernorte, João Francisco de Mattos, explica que a região tem necessidade urgente de mais três secadores com capacidade para 60 toneladas/hora cada e um com capacidade de 40 toneladas. As unidades seriam instalados em Mafra, Papanduva, Major Vieira e Santa Terezinha. Outra dificuldade da cooperativa é o armazenamento dos grãos. Para atender e ampliar a demanda, seria necessário implantar mais três silos com capacidade para estocar até 1,2 mil toneladas e um maior, em Itaiópolis, com o dobro da capacidade dos demais.

Se obtiver ajuda governamental, a cooperativa pretende dotar a região de novos resfriadores de leite. "Mafra e Papanduva precisam de dois resfriadores cada, e Major Vieira e Itaiópolis necessitam com urgência de um resfriador em cada município", explica Mattos.

Na carta entregue ao secretário, a cooperativa também reivindica ação junto à secretaria da Fazenda para incluir no Refis/SC o valor de R$ 2,9 milhões. "Este montante corresponde a valores excluídos por entendimento do Estado de que cada unidade da cooperativa devia fazer seu Refis em separado, enquanto a Coopernorte já o recolhia de forma consolidada", observa o presidente. Os cooperativistas também pedem a manutenção do programa de trocas para semente, calcário e outros insumos, em parceria com a Coopernorte, além de manutenção dos convênios com a Epagri e Cidasc.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.