CI

Cooperativa recebe maior safra de soja da história

Espera-se recepcionar 1,850 milhão de toneladas da oleaginosa


Foto: Pixabay

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Maringá (PR), começa a receber a maior safra de soja de sua história. Depois de receber no ciclo 2019/20 o maior volume de soja de todos os tempos, ao redor de 1,5 milhão de toneladas, no período 2020/21 deve recepcionar uma quantidade ainda maior, de 1,850 milhão de toneladas. 

Os números expressivos, segundo a cooperativa, devem-se a fatores como as oportunidades de negócios oferecidas e a política de pagamento à vista mesmo diante do forte aceleramento das vendas por parte dos produtores. A Cocamar registrou expressivo aumento de participação de mercado em todas as regiões onde atua, sobretudo no norte do Paraná, ampliando sua fatia de 30% para cerca de 50%.

Para receber o volume recorde a Cocamar investiu R$ 32 milhões em adequações nas suas estruturas operacionais nas regiões e está finalizando a contratação de aproximadamente 700 trabalhadores temporários para apoiar os colaboradores durante esse período.

As áreas operacionais trabalham com a previsão de intensa atividade a partir do início de março e até meados de abril. Para uma capacidade estática de armazenagem de 1,680 milhão de toneladas, 1,600 milhão já se encontram disponíveis para acondicionar a produção, sendo que somente em março devem ser recebidas 1,100 milhão de toneladas - 650 mil, das quais, apenas no primeira quinzena, uma média superior a 43 mil toneladas por dia. 

Para os produtores, o movimento de entrega na cooperativa funcionará durante o horário diurno, mas a safra é o momento em que as estruturas não param e, ao longo das 24 horas, um grande número de caminhões vai estar realizando, a partir das unidades, o transbordo do grão para armazéns estrategicamente distribuídos nas regiões de atuação. A estimativa é que um terço do volume total seja movimentado por esse sistema. "Com uma colheita mais longa não haverá tanta concentração no recebimento, aliviando pressão, filas e tornando os serviços mais rápidos", destaca o gerente executivo com operação de produtos e obras, Márcio Kloster.

Todo o volume de soja é encaminhado para o parque industrial da cooperativa em Maringá, que tem previsão de processar mais de 1 milhão de toneladas do produto.

Mesmo com os problemas climáticos a expectativa é de uma safra dentro da normalidade, com produtividade média ao redor de 3,2 mil quilos por hectare (53 sacas). A cooperativa também observou que os produtores investiram mais em tecnologias. A Cocamar foi fundada em 1963 e, além do Paraná, mantém operações nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde possui 87 unidades operacionais que prestam atendimento a 15,5 mil produtores cooperados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.