CI

Cooperativas brasileiras priorizam inovação

“Nós temos visto ao longo da história humana que fora da inovação não há solução durável"


Foto: Arquivo

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mais de 80% das cooperativas brasileiras consideram a inovação um fator fundamental e já incluem essa temática em seus planejamentos estratégicos. As informações foram divulgadas pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA). 

“Há, sim, investimentos focados nesse aspecto tão essencial para aumentar a competitividade das cooperativas. 84% delas têm inovação no planejamento estratégico. O que pretendemos, agora, é atuar para que esse percentual chegue a 100%”, afirmou Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB e titular da Academia Nacional de Agricultura da SNA. 

Nesse cenário, duas em cada três cooperativas já contavam com projetos de inovação antes da pandemia, elaborados em diferentes setores, incluindo o setor agrícola. Para Freitas, o resultado “também reforça o propósito de promover e estimular a cultura da inovação entre as cooperativas, que foi uma das diretrizes definidas por mais de 1.6 mil lideranças no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de 2019”. 

A organização também prepara o lançamento do programa Conexão com Startups e Semana Coop de Inovação, ambos previstos para ocorrerem ainda em 2021. “Nós temos visto ao longo da história humana que fora da inovação não há solução durável. E, nas cooperativas, essa busca constante pelo aperfeiçoamento de seus processos, produtos e serviços é algo que faz parte do DNA delas. É isso que assegura que as nossas coops ampliem sua competitividade no mercado. Inovar é a resposta”, enfatizou o presidente da OCB. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.