CI

Cooperativas brasileiras se destacam em feira chinesa

Governo do Brasil ofereceu espaços individualizados, estrutura e serviços de apoio para expositores


Governo do Brasil ofereceu espaços individualizados, estrutura e serviços de apoio para expositores

Representantes de cooperativas, empresas e organizações setoriais do agronegócio brasileiro consideraram positiva a participação do Brasil na feira Food and Hotel China – FHC 2012, que se realizou no país asiático no mês de novembro. A missão comercial brasileira retornou recentemente com acordos fechados e prospecção de negócios com os países da região e também de diferentes partes do mundo.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de suas secretarias e departamentos, apoiou o grupo comercial brasileiro. A missão teve por objetivo promover e estimular o comércio entre o Brasil e a China e para isso montou um espaço estratégico no evento para as empresas e cooperativas mostrarem seus produtos e serviços.

Compra de espaços na feira

O papel do Governo brasileiro foi oferecer espaços individualizados, além de estrutura e serviços de apoio para os expositores do agronegócio brasileiro, incluindo todos os custos com a compra do espaço na feira, a montagem do estande, o catálogo oficial dos exportadores brasileiros distribuídos no evento e apoio de recepcionistas contratadas. A missão também incluiu uma visita a um distribuidor chinês com a finalidade de ampliar os conhecimentos dos representantes das cooperativas e empresas expositoras sobre o mercado local, incluindo a estrutura do varejo, preços, fracionamento e apresentação dos produtos no mercado consumidor.

Os expositores brasileiros participaram ainda de evento de promoção internacional conjunta do Mercosul, envolvendo seminário e rodadas de negócio. Essa participação foi organizada pelo Consulado Geral do Brasil em Xangai. Os expositores fizeram a degustação dos nossos produtos: mel, sucos de frutas, cafés, chás, vinhos, espumantes, cachaças e bebidas à base de cachaça, carne bovina e de frango.


Negócios

O diretor Comercial das Importações de Alimentos e a diretora Comercial de Alimentos de uma rede de supermercados na China estiveram presentes no estande brasileiro e manifestaram interesse em negociar com as empresas nacionais. Esses diretores são os encarregados das compras da rede supermercadista, e enquanto saboreavam algumas guloseimas da culinária brasileira, acenaram que a China tem necessidade de ampliar os seus fornecedores de alimentos. Rodadas de negócio com três cooperativas do Brasil foram bem proveitosas, especialmente no segmento de carne de frango, e há possibilidade do grupo ser distribuidor dessas cooperativas na China.

A feira FHC 2012 recebeu mais de 30 mil visitantes. O evento reuniu 1.500 empresas participantes de mais de 70 países, incluindo 47 pavilhões de países, bem como regionais, mostrando uma grande variedade de produtos importados para os compradores de toda a China.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.