CI

Cooperativas gaúchas lançam plataforma para produtores

Sistema fará gerenciamento de dados para produtores rurais e cooperativas


Foto: Pixabay

Um grupo de cooperativas do Rio Grande do Sul lançou uma plataforma digital com o intuito de impulsionar o setor e aproximar os 173 mil cooperados de 30 cooperativas gaúchas do mundo digital. Chamada de SmartCoop, a plataforma permite o gerenciamento de dados para produtores rurais e cooperativas. Trata-se do primeiro sistema de inovação digital alinhado com a essência e com os princípios do cooperativismo. 

Por meio dela o produtor terá acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. A ferramenta tem uso em versão para desktop e aplicativo para celular e seu desenvolvimento levou dois anos.

Todo o trabalho foi coordenado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). Segundo o presidente, Paulo Pires, a ferramenta agregará ganho expressivo de competitividade aos cooperados. “Tivemos o apoio fundamental da CCGL, das cooperativas e de muitos parceiros e entendemos que com o projeto ganha o cooperativismo e a agropecuária como um todo”, defendeu.

Juntas, as 30 cooperativas são responsáveis por cerca de 50% da produção de soja, trigo e leite do Estado. O presidente da Cotrijal, de Não-Me-Toque, uma das cooperativas envolvidas no processo, Nei César Manica, a novidade é um divisor de águas, porque foi construída com base nas necessidades do campo. “Temos ótimas tecnologias surgindo a todo momento, mas esta foi desenvolvida a partir das demandas do produtor, trazendo segurança e um conjunto de soluções que vai facilitar o trabalho, reduzir custos e fidelizar os associados às cooperativas”, afirmou.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.