CI

Cooperativas lançam plataforma para reduzir custos

12 cooperativas, buscam ampliar a disponibilidade de produtos aos cooperados


Foto: Eliza Maliszewski

Doze cooperativas se uniram para criar uma plataforma que busca expandir a comercialização e fortalecer o segmento no ambiente digital. Além disso, a ferramenta vai permitir reduzir o custo dos insumos e ampliar a disponibilidade aos cooperados, sendo mais uma estratégia para driblar os altos custos.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), durante o primeiro dia do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca), em Campinas (SP). Chamada de plataforma Supecampo S.A., a tecnologia já tinha sido anunciada no ano passado. Inicialmente devem ser 80 mil cooperados beneficiados.  A empresa está sediada em Curitiba (PR).

Fazem parte do grupo cooperativas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São elas: Agrária (Guarapuava/PR); Capal (Arapoti /PR); Castrolanda (Castro/PR); Cooperalfa (Chapecó/SC); Coopertradição (Pato Branco/PR); Copacol (Cafelândia/PR); Copercampos (Campos Novos/SC); Coplacana (Piracicaba/SP); Cotrijal (Não-Me-Toque/RS); Frísia (Carambeí/PR); Integrada (Londrina/PR); e Lar (Medianeira/PR).

De acordo com o CEO da Supercampo, Adilson Fuga, as cooperativas estão sempre tentando se antecipar para atender seu quadro de associados. “Eu garanto que [esses produtores] são os que menos estão sentindo o que vem acontecendo no mercado, com falta de produtos”, diz.

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), há no país 1.613 cooperativas agropecuárias. Em 2020, o faturamento total cresceu 11,8%, movimentando R$ 35 bilhões. Já em relação aos insumos a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), projeta que a próxima safra poderá ser a mais cara desde o início dos anos 2000, com  insumos, fertilizantes e defensivos, em média 100% mais caros.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.