CI

Cooperativas mostram avanço da tecnologia na Expodireto


A chegada do ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Roberto Rodrigues ao Ministério da Agricultura, em janeiro, reforçou a importância do segmento, já demonstrada na pujança das diversas exposições organizadas em todos os cantos do Brasil. Nestes espaços, o cooperativismo se mostra profissional e exibe avanços tecnológicos de primeiro mundo. Tanto na área de pesquisa como nos setores de maquinário e de insumos. Começa, assim, a afastar o fantasma de falências e escândalos que atormentou o setor nos últimos anos, chegando ao ponto de o governo federal lançar o Programa de Revitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (Recoop).

O sucesso de algumas mostras revela que a revitalização já existe de fato. Rodrigues, aliás, já avisou que o cooperativismo terá um papel importante no governo Lula. A quarta edição da Expodireto Cotrijal, que começa na segunda-feira em Não-Me-Toque, quer garantir o status de uma das maiores feiras de agronegócios e difusão de tecnologia do Brasil. A feira promovida pela Cooperativa Tritícola Alto Jacuí (Cotrijal) confirma a tradição de crescimento: nesta edição vai dispor de 78 hectares para abrigar 240 empresas. E o Banco do Brasil liberou R$ 30 milhões.

A Expodireto exibirá até a próxima sexta-feira as mais modernas tecnologias em sementes, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas e de produção animal. Já no primeiro dia, revela a sua força com conferência magna do ministro Roberto Rodrigues, contumaz participante do evento. A exposição abrigará, pela segunda vez, o Fórum Nacional da Soja (em sua 15ª edição) e a 2ª Conferência Mercosul sobre Agronegócios.

Outra concentração de diversidade da produção agrícola esteve em evidência em Cascavel (PR), no Show Rural Coopavel, promovido pela Cooperativa Agropecuária Cascavel (Coopavel) de 17 a 21 de fevereiro. O evento, que se realiza desde 1991, teve a presença de 120 mil pessoas e 226 empresas em 72 hectares, onde foram apresentadas modernas tecnologias para pequenas e grandes lavouras, máquinas e diversificação.

Alguns destaques da programação da Expodireto Cotrijal 2003:

- 15º Fórum Nacional da Soja

- 2ª Conferência Mercosul sobre Agronegócios

Feira de negócios

- Lançamentos de máquinas, implementos, produtos e serviços

- Exposição de equipamentos para suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite

- Informática e Internet na agricultura

Agricultura de precisão

- Palestras técnicas das áreas agrícola e de produção animal

- Manejo e controle de doenças nas culturas de verão

- Resistência de plantas daninhas e herbicidas

Gestão da propriedade agrícola

- Tecnologias para pequenas propriedades

Resultados de pesquisas agropecuárias dos órgãos oficiais e de universidades

- Manejo de palha e rotação de culturas

Análise do potencial genético de híbridos de cultivares

- Tecnologia de aplicação e análise de eficiência de produtos químicos

- Áreas demonstrativas de pastagens de verão

- Demonstração de genética em gado leiteiro

- Tecnologias para produção de leite a pasto

Dinâmica de máquinas e implementos agropecuários

- Tecnologias para tratamento de dejetos

Diversificação para pequenas propriedades: horticultura, avicultura, ervas medicinais, piscicultura, culturas de subsistência e instalações rurais

- Espaço da Natureza Cotrijal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.