CI

Cooperativas poderão ser agentes do FCO

O Governo incentivará a participação de cooperativas nas aplicações dos recursos


O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, disse na sexta-feira (10-11) que o Governo federal incentivará a participação de cooperativas de crédito nas aplicações dos recursos dos fundos constitucionais de financiamento. O anúncio foi durante a abertura da reunião do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (Condel-FCO), em Rio Quente (GO).

Segundo Pedro Brito, a medida visa aumentar o volume de operações e atender um maior número de pessoas que não têm condições de buscar financiamento nos bancos, principalmente os microempreendedores. As primeiras negociações para incluir as cooperativas no sistema foram realizadas, recentemente, no Ministério da Integração Nacional, com representantes do Banco do Brasil, operador financeiro do FCO, e das cooperativas.

O ministro destacou que os recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO) são os que têm os juros mais baixos e competitivos do mercado, além de oferecerem mais prazos de pagamento. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que as cooperativas passem a fazer parte do sistema e elas já demonstraram que estão interessadas em atuar como agentes de crédito. Nosso objetivo é tornar possível a liberação de crédito. Os recursos dos fundos não podem sobrar de um ano para outro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.