CI

Cooperativismo mais forte na região de Santa Rosa (RS)

A UCP de Santa Rosa vai beneficiar cerca de 40 cooperativas


A Unidade de Cooperativismo (UCP) Regional de Santa Rosa será lançada nesta quinta-feira (2), em solenidade marcada para as 16h no município de Santo Cristo. A unidade faz parte do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), anunciado no início de julho deste ano, e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS.

A UCP de Santa Rosa vai beneficiar cerca de 40 cooperativas e contará com um grupo de profissionais composto por um agrônomo, um contador, um técnico de desenvolvimento rural, um sociólogo e um administrador. Essa é a sexta unidade inaugurada, entre as sete previstas pelo programa. Estará presente no ato e na reunião regional da Emater, que antecede a solenidade, o diretor do Departamento de Cooperativismo (DCOOP) da SDR, Gervásio Plucinski.

Programa de Extensão Cooperativa

O PEC prevê a introdução de melhorias técnico-gerenciais, produtivas e educacionais nas cooperativas gaúchas, a fim de incrementar a competitividade dessas organizações. De acordo com o DCOOP, a Extensão Cooperativa trabalha com expectativa de, até o fim de 2014, atender a 200 cooperativas, com uma equipe de 40 profissionais divididos nos sete grupos regionais. Eles vão auxiliar na organização da produção, da contabilidade, do processo de gestão, da organização social, e também na questão de mercado.

O PEC representa um dos eixos do Programa Gaúcho de Cooperativismo, lançado em outubro do ano passado, com o objetivo de qualificar economias de base familiar e cooperativa no Estado. As UCPs estão localizadas nos municípios de Frederico Westphalen, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Erechim, Pelotas, Porto Alegre e Santa Rosa. Depois da solenidade de Santo Cristo, apenas a UCP de Porto Alegre ainda não terá sido inaugurada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.