CI

Coopercitrus: 35 anos de crescimento junto aos produtores rurais

A Coopercitrus possui um sistema sólido e que além dos serviços prestados, pensa no crescimento de seus cooperados


A completar 35 anos de atividades neste sábado (14 de maio), a Coopercitrus pode orgulhar-se de sempre ter proporcionado ao cooperado o melhor apoio, sem jamais abrir mão dos princípios que defendeu e praticou desde a sua fundação: fornecer produtos e serviços da melhor qualidade, com as melhores condições possíveis de preço e prazo e, ao mesmo tempo, preservar e valorizar o patrimônio da Cooperativa, que é o bem comum de todos os cooperados, atuando com responsabilidade social, cultural e em prol da proteção ambiental.

A Coopercitrus é, portanto, um dos melhores exemplos em nosso país da materialização dos ideais cooperativistas e de seu poder de criação de riqueza, em especial no meio rural, ao qual se dedica integralmente. Ao longo desses anos, adquiriu um quadro de mais de 18.000 produtores rurais associados, 35 lojas de insumos, 18 concessionárias Valtra, 16 postos de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, armazéns para grãos, uma equipe de alto nível de colaboradores especializados na prestação de assistência técnica e de outros serviços, que a faz ser uma das maiores prestadoras de serviços, estando presente em 500 municípios nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, fornecendo insumos, máquinas e implementos agrícolas.

É também um exemplo de capacidade de superação de dificuldades e ajustamento à realidade econômica. Ao longo de sua existência, o Brasil viveu tempos difíceis e tempos de glória, transformou-se de importador em um dos maiores exportadores de alimentos, utilizando apenas 9% do seu território. Em 1970 um agricultor produzia alimento para 73 pessoas, em 2010, apenas um agricultor foi responsável pelo alimento na mesa de 155 pessoas. A força do agronegócio se mostra também em sua participação pelo superávit na balança comercial e por ¼ do PIB brasileiro. Gera um de cada três empregos, ou seja, é responsável por 33% da mão-de-obra empregada.

Entre 1975 e 2010, a produção de cana-de-açúcar aumentou de 89 para 696 milhões de toneladas, e a Coopercitrus, viu seus cooperados plantar mais cana-de-açúcar, empregar trabalhadores rurais para garantir o sustento dos familiares, forneceu fertilizantes, herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros insumos para o melhor trato cultural agrícola. Ofereceu as melhores tecnologias em máquinas e implementos a preços acessíveis e condições de pagamentos estendidas, para o fácil acesso dos agricultores.

De toda esta trajetória de 35 anos atuando de forma a proporcionar benefícios aos produtores rurais, a Coopercitrus colheu bons resultados, tanto que hoje é considerada uma das maiores cooperativas no segmento do Brasil. Possui um sistema sólido e que além dos serviços prestados, pensa no crescimento de seus cooperados. Ela é hoje a maior revenda dentre os mais de 60 concessionários da fábrica de tratores Valtra do Brasil, é reconhecida no prêmio Top Dealer devido a sua excelência em gestão na área de produtos e serviços oferecidos aos seus cooperados. Além disso, a Coopercitrus é também a maior concessionária em volume de negócios do banco AGCOFinance e está no topo em venda de cotas de consórcio, o que prova a confiança dos produtores rurais nos produtos oferecidos por sua Cooperativa.

Nesta vasta diversidade de atividades agrícolas plantadas pelas mãos dos produtores cooperados na Coopercitrus, nestes solos férteis brasileiros, são encontradas ricas culturas como citros, cana-de-açúcar, soja, milho, café, pecuária, seringueira, algodão, feijão, amendoim, manga, sorgo, batata, tomate, goiaba, cebola, dentre muitas outras. Pode-se concluir que a presença de uma Cooperativa ao lado do cooperado foi o grande denominador comum para o sucesso de suas plantações.

Como resultado dessa trajetória, a confiança do cooperado é hoje um dos mais valiosos ativos da cooperativa. Essa é a base para o continuo crescimento da Coopercitrus, que coloca ao alcance de cada um dos associados todos os benefícios do cooperativismo, sem os quais o agronegócio brasileiro não teria a força que tem.

Compromisso com a sustentabilidade

É dever de cada cidadão preocupar-se com a realidade e proporcionar benefícios para o próximo. E na incansável busca por esse “cidadão consciente”, a Coopercitrus, além de ser uma cooperativa com números sólidos, tem como principal meta consolidar um forte sistema, tendo em vista a preocupação com as condições sociais, culturais, ambientais e econômicas a partir de seu modo de atuação exemplar em seus 35 anos de existência seguindo os princípios cooperativistas.

Para a Coopercitrus, é fundamental preencher suas necessidades e ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Para ser sustentável, cada empreendimento deve atender a quatro requisitos básicos: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Isto significa que é necessário atender as necessidades da sociedade atual sem afetar as futuras gerações. Esta é uma atitude responsável e sustentável. Assim tem sido a atuação da Coopercitrus nesses 35 anos de existência.

A diretoria da Coopercitrus prioriza o desenvolvimento econômico sustentável da Cooperativa, de maneira que nem os cooperados, nem a Cooperativa, nem o planeta e a sociedade sejam prejudicados. Esta gestão sustentável só é possível quando se encontra um equilíbrio entre os objetivos econômicos, financeiros, ambientais, sociais e culturais. A Coopercitrus se orgulha de estar inserida no conceito de sustentabilidade muito antes deste termo ser tão difundido como atualmente.

As informações são da assessoria de imprensa da Coopercitrus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.