CI

Cooplantio apoia e participa do IV Simpósio Regional IPNI Brasil

IV Simpósio Regional IPNI Brasil sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes


Representantes da Cooplantio – Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto participaram, nessa terça e quarta-feira, dias 07 e 08 de maio, do IV Simpósio Regional IPNI Brasil sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes, organizado pela International Plant Nutrition Institute (IPNI) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria (RS). Entre eles Cesar Beschorner, gestor da área de nutrição de plantas da Cooplantio, que destaca a importância da atualização técnica proporcionada pelo evento: “Debater sobre fertilidade de solos e nutrição de plantas é fundamental para o desenvolvimento da agricultura do Sul do Brasil”.

De 1990 a 2012, o consumo de fertilizantes no Rio Grande do Sul cresceu de 1,15 milhão de toneladas para 3,4 milhões, o que equivale a 211%. Esse aumento ocorreu devido à adoção de novas tecnologias e eficiência na produção de arroz, milho, soja e trigo. “Com os sucessivos incrementos nos rendimentos das culturas, a quantidade de nutrientes exportados das lavouras também tem sido cada vez maior”, afirma Beschorner. Para não haver um desequilíbrio, é preciso compensar o aumento da produção de grãos com a reposição dos 16 sais e elementos minerais essenciais para a nutrição de plantas. Beschorner alerta para a necessidade de repor especialmente enxofre e micronutrientes, além do nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. “Para manter a produtividade ou até mesmo aumentá-la, é preciso que a nutrição de plantas seja feita de forma completa e equilibrada.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.