Coorlac terá fábrica em Erechim (RS)

Agronegócio

Coorlac terá fábrica em Erechim (RS)

Unidade poderá processar 450 mil litros por dia. Obras iniciam-se neste ano
Por:
67 acessos

A Cooperativa Riograndense de Laticínios e Correlatos (Coorlac) lançou ontem a pedra fundamental de sua nova indústria, às margens da RS 135, em Erechim. A solenidade reuniu as principais forças políticas do município e da região. A nova indústria terá capacidade instalada para processar 450 mil litros de leite por dia. O projeto prevê a implementação da indústria em três etapas. A primeira, com autonomia industrial para leite fresco, bebida láctea, queijos, nata e doce de leite. Na segunda etapa, será instalada a planta de leite longa vida e, na terceira etapa, a planta de leite em pó. As obras da nova unidade devem iniciar até o final do ano.

O prefeito de Erechim, Eloi Zanella, fez uma retomada histórica da empresa desde sua criação, em 1964, até "a sua redenção" - como salientou, quando os agricultores assumiram a gestão da cadeia do leite em 1994, organizados em cooperativas.

O presidente da Coorlac, Gervásio Plucinski, afirmou que o sucesso da cooperativa está no compromisso dos produtores em viabilizar a cadeia do leite. Explicou que a atual indústria chegou ao seu limite, e que somente com a nova planta o sistema cooperativo poderá continuar crescendo. Segundo o vice-presidente da Coorlac, Mário Farina, a construção da unidade é resultado de um processo de investimento que vem sendo feito há cerca de dez anos.

A Cooperativa Riograndense de Laticínios e Correlatos foi criada em 1994, a partir da lei 10.000/93, que definiu a cooperativação da estatal. Já a lei 10.988 destinou à cooperativa o patrimônio. Hoje tem 6 mil agricultores reunidos em 22 cooperativas que se organizam em quatro centrais regionais e uma estadual.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink