CI

Copa Matsuda Mangalarga realiza prova em Guaxupé

Programação do evento mineiro incluirá homenagem póstuma ao criador Orpheu José da Costa


Programação do evento sul-mineiro incluirá também uma homenagem póstuma ao criador Orpheu José da Costa

A Copa de Andamento Matsuda Mangalarga realizará, nos dias 24 e 25 de julho, sua terceira etapa aberta na temporada 2010. A prova, organizada pelo Núcleo Mangalarga do Sul de Minas e Média Mogiana com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), acontecerá nas dependências do Parque de Exposições Doutor Geraldo de Souza Ribeiro, na cidade mineira de Guaxupé.

Segundo os organizadores, cerca de 50 animais, provenientes dos principais criatórios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, deverão participar da disputa na cidade sul-mineira. A programação do evento incluirá ainda uma homenagem póstuma a Orpheu José da Costa. Considerado um dos principais criadores da história da raça e responsável pelo registro de mais de mil animais na ABCCRM, Orpheu faleceu em julho do ano passado, deixando um importante legado para a comunidade mangalarguista.

Marcha Trotada

Conhecido por sua aptidão como cavalo de sela, o Mangalarga tem como grande diferencial o seu andamento exclusivo: a marcha trotada. Essa andadura natural permite aos exemplares da raça conjugar a agilidade dos equinos de trote com a comodidade dos animais marchadores, tornando-os apreciados tanto para o esporte e o lazer como para o trabalho no campo.

Para valorizar essa marcante característica da raça é que foram criadas as provas de andamento. Nessas disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição. Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses, mais de 60 meses e, por fim, cavalos castrados com mais de 36 meses.

Considerada a mais tradicional competição da raça Mangalarga, a Copa de Andamento conta nesta temporada com seis etapas abertas oficiais, que possuem caráter classificatório para a grande final da competição, prevista para acontecer no fim de novembro no Parque da Água Branca, em São Paulo. Além da disputa de Guaxupé, a competição, que já esteve em Jundiaí (SP) e Amparo (SP), passará pelos municípios paulistas de Jaú (agosto), São João da Boa Vista (outubro) e Mococa (outubro).

Mais informações sobre a Copa Matsuda Mangalarga podem ser obtidas no endereço www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.