CI

Copaaergs divulga boletim técnico devido à estiagem

Indicações para as culturas de milho e feijão, fruticultura e pastagens


Indicações para as culturas de milho e feijão, fruticultura e pastagens
O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) esteve reunido em caráter extraordinário nessa quinta-feira, 19, para elaborar boletim técnico com indicações para as culturas de milho e feijão, fruticultura e pastagens devido ao estágio avançado da estiagem que atinge o Estado.

Segundo o boletim, há prognóstico de chuvas abaixo do normal para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2012 e maior variabilidade nas temperaturas no Rio Grande do Sul. As maiores reduções de chuva são previstas para o mês de fevereiro. Um fato agravante é que as chuvas que ocorreram em janeiro foram muito mal distribuidas.

Como orientações gerais, o conselho sugere que, quando houver possibilidade de irrigar lavouras, recomenda-se fazê-la, especialmente no período crítico das culturas (florescimento e início de enchimento de grãos) e consultar os serviços de previsão de tempo e clima, para o planejamento, manejo e execução das operações agrícolas, inclusive a irrigação, visando racionalizar o uso da água e aumentar a sua eficiência.

Para a cultura do milho, considerando a situação calamitosa em que se encontram algumas áreas, onde houveram perdas acentuadas ou totais, o Conselho avaliou que a semeadura poderá ser estendida até o final do mês de janeiro. O boletim ressalta, no entanto, que esta indicação pode resultar em redução do potencial de rendimento em função das condições climáticas, tais como temperaturas mais baixas no período de floração e enchimento de grãos.

No caso da safrinha do feijão, é recomendado escalonar a época de semeadura e, se possível, utilizar mais de uma cultivar, respeitando o zoneamento agrícola. Também realizar a semeadura preferencialmente nas regiões eco-climáticas com menores riscos de temperaturas baixas no outono.

Os produtores de frutas devem mantêr à cobertura do solo, de forma a preservar a umidade do solo e, em citros, intensificar o raleio de frutos. Já os agricultores, devem antecipar a semeadura das pastagens de inverno, assim que a umidade do solo estiver adequada.

O conselho é formado por representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fepagro, Irga, Sema, Cientec, Defesa Civil, Conab, Inmet, Embrapa, Inpe, UFRGS, UFSM, UFPel, FURG, Fepam, Farsul, Fetag, Sargs, SBA, SFA-RS, Emater/RS-Ascar e IBGE.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.