Copaaergs divulga nesta sexta-feira prognóstico climático para o trimestre
CI
Agronegócio

Copaaergs divulga nesta sexta-feira prognóstico climático para o trimestre

Especialistas indicaram níveis de precipitações abaixo do padrão em grande parte do Estado
Por:
O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) reuniu-se, nesta quinta-feira (08), no auditório da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Porto Alegre. Na pauta do encontro, o debate sobre o prognóstico climático para o trimestre.


No decorrer do evento, especialistas indicaram níveis de precipitações abaixo do padrão em grande parte do Estado. As maiores reduções deverão ocorrer no Nordeste em dezembro e, no Sul, em fevereiro. As informações detalhadas poderão ser conferidas no boletim com as recomendações e prognósticos climáticos para os meses de dezembro/janeiro/fevereiro que será disponibilizado nesta sexta-feira (09).

A intensificação do fenômeno La Niña mantém o quadro de estiagem no Rio Grande do Sul, explica Flávio Varone, meteorologista da Fepagro. Segundo ele, a maior influência do fenômeno ocorre agora em dezembro. Nos meses de janeiro e fevereiro as chuvas permanecerão irregulares. "Os volumes não serão suficientes para suprir as perdas ocorridas durante a primavera", finaliza.


O agrônomo Dulphe Pinheiro Machado Neto, da Emater/RS-Ascar, falou sobre as culturas do trigo, feijão, milho e soja. Conforme ele, a estiagem preocupa, principalmente, nas regiões da Serra e do Vale do Taquari podendo afetar as culturas do milho e do feijão. A soja não é preocupação para este momento e o trigo já foi colhido e seco, explicou Dulphe.

O conselho é formado por representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fepagro, Irga, Sema, Cientec, Defesa Civil, Conab, Inmet, Embrapa, Inpe, UFRGS, UFSM, UFPel, FURG, Fepam, Farsul, Fetag, Sargs, SBA, SFA-RS, Emater/RS-Ascar, IBGE e Fepam.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.