Coronavírus: China poderá reduzir em 2,7 MT suas importações de soja

Imagem: Pixabay

EPIDEMIA

Coronavírus: China poderá reduzir em 2,7 MT suas importações de soja

Mesmo assim um volume claramente superior ao esperado
Por: -Leonardo Gottems
2652 acessos

Pelo efeito do coronavírus, analistas de JC Intelligence Shangai (da China) disseram ao Portal Monitor Agrícola, do Uruguai, que reduziram em 2,7 milhões de toneladas sua projeção de importações de soja para a temporada 2019/2020. Com isso as compras chinesas projetadas pela Consultoria ficariam em 91,5 milhões de toneladas.

“Mesmo assim um volume claramente superior ao esperado pelo governo Chinês e pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Teve bastante chuva principalmente na virada do mês de janeiro para fevereiro, que perdurou quase 10, 15 dias de fevereiro, em Santos e Paranaguá, o que impediu o fluxo ideal de embarcações nos portos”, apontam os analistas da T&F Consultoria Agroeconômica.

Segundo eles, foi intensa a atividade de compras da China na última sexta-feira (21.02), estimada em 20 cargos da América do Sul, dos quais 19 do Brasil, com 15 cargos de soja disponível, 4 de safra nova e ao menos 1 cargo da Argentina para Maio próximo. Os negócios ocorreram também no mercado de Paper de Paranaguá, para Abril a 38K e Junho/Julho a 48N.

“Os prêmios de Origem no Brasil permaneceram todos inalterados, com exceção de Março, em que subiram 5 cents/bushel. Os prêmios CIF da soja brasileira no porto de Dallian permaneceram inalterados, mantendo os recuos ocorridos no dia anterior”, comenta a T&F.

SUBPRODUTOS

O mercado pra exportação esteve bastante aquecido no Sul do País, especialmente para Março. Já o mercado interno se apresenta mais pontual, mais com preços elevados, testando os limites dos custos das fábricas de ração. Indústrias do norte do RS indicando R$ 1400,00/t nesta sexta-feira pra venda de farelo FOB Passo Fundo. Em Santa Catarina farelo na casa dos R$ 1300,00/t FOB Indústria.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink