CI

Coronavírus causa queda do preço dos cafés

A China é um player importante da indústria mundial de café


Foto: Pixabay

O surto do coronavírus e a preocupação com seu impacto atingiu os preços das ações e das commodities. O índice referencial dos contratos futuros do café caiu mais de um quinto desde o começo do ano na bolsa de Londres, para cerca de US$ 1 a libra peso.

A China é um player importante da indústria mundial de café. Suas importações triplicaram na última década. Considerando o crescimento expressivo, a preocupação com a doença é um fato. Um exemplo é que duas das maiores redes de cafés do país decidiram fechar suas lojas temporariamente por conta do surto do vírus.

A Starbucks anunciou que fechou mais da metade das suas 4,3 mil lojas na China e a Luckin Coffee fechou suas lojas em Wuhan. Isso, segundo a Rabobank, reforça a tendência de queda nos mercados mundiais do café. As ações da Starbucks recuaram 6% desde o pico alcançando em janeiro e as da Luckin perderam um terço do valor.

O que acontecerá vai depender de dois fatores: o tempo de duração do surto e se ele vai minar a demanda pela commodity em países da Ásia e outras regiões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.