CI

Corte no orçamento prejudica pesquisas de café

Os cortes do governo no orçamento da Mapa farão com que as pesquisas de café não tenham recursos até 31 de agosto


A "tesourada" do governo no orçamento do Ministério da Agricultura deixará as atividades de pesquisa e desenvolvimento de café sem recursos até 31 de agosto. "Não sobrou nada do orçamento inicial de R$ 12 milhões", disse Vilmondes Olegário, diretor do Departamento do Café, após reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). Os recursos, aprovados para apoiar o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, são administrados pela Embrapa. Em 2004, o governo desembolsou R$ 8 milhões para as pesquisas do setor.


Entre as linhas financiadas por esses recursos no passado está o mapeamento do genoma do café, finalizado em outubro de 2004. A idéia, que nasceu da parceria entre o núcleo de biotecnologia do consórcio e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), permitirá ao país liderar a pesquisa genética global com o produto, além de garantir grãos com melhores aroma e sabor. O corte atingiu, ainda, pesquisas com a melhoria dos processos de colheita e cultivo, aproveitamento de resíduos, difusão e transferência de conhecimento, saúde e meio ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.