CI

Corumbá terá curso sobre processamento de banana/MS

O treinamento será realizado de 25 a 28 de maio


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), em parceria com o Sindicato Rural municipal, leva gratuitamente a Corumbá o curso de processamento caseiro da banana. Na capacitação, os alunos aprenderão técnicas de reaproveitamento da casca da fruta e como comercializar os produtos para complementar a renda familiar. As aulas incluem boas práticas para a fabricação de alimentos, produção de receitas à base de banana e noções de embalagem e etiquetagem. O treinamento será realizado de 25 a 28 de maio.


Bife à milanesa, farofa doce, geléia, tortas, biscoitos e até bebidas. Muitos não imaginam, mas todas essas receitas podem ser fabricadas à base de banana e serão ensinadas durante o curso. De acordo com a instrutora do Senar/MS que irá ministrar o curso em Corumbá, Vilma Aquino Fortes, o treinamento ensina o preparo artesanal de produtos derivados da banana com o objetivo de levar ao homem do campo alternativas saudáveis para a alimentação da sua família.

A banana é a segunda fruta mais produzida no Brasil ficando atrás apenas da laranja. Uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana é também um alimento energético, rico em carboidratos e sais minerais. “Devido o valor nutricional, a banana auxilia no tratamento de várias doenças, como as estomacais”, ressalta a instrutora.

Fazem parte da programação do curso disciplinas de higiene e limpeza, origem, variedades e valor nutricional da banana, tabus alimentares, produção de farinha de banana verde, produção de receitas à base da casca da banana, produção de licor de banana, noções de embalagem e etiquetagem e medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.


Outros municípios

Na capital, o Senar/MS oferece, entre os dias 26 e 28 de maio, o curso de “Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca”. Em Miranda e Jaraguari, está programado para ser realizado, de 26 a 28 de maio, o curso de “Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados”. E para aqueles que trabalham no ramo da pecuária, o Senar/MS realizará o curso “Como Produzir Leite com Qualidade”, em Nioaque, nos dias 26 e 27/05.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.