CI

Costa Rica sedia Encontro de Ministros da Agricultura do hemisfério

A Ministra da Agricultura de Costa Rica e o Diretor Geral do IICA assinarão acordo de cooperação, que oficializará o apoio e a coordenação entre o IICA e o Governo da Costa Rica na preparação do encontro


A Ministra da Agricultura de Costa Rica e o Diretor Geral do IICA assinarão acordo de cooperação, que oficializará o apoio e a coordenação entre o IICA e o Governo da Costa Rica na preparação do encontro

Costa Rica foi escolhida para sediar o Encontro de Ministros para a Agricultura das Américas 2011, a reunião mais importante do agro a nível hemisférico, quando participarão Ministros da Agricultura de todos os países do continente.

O evento foi apresentado pelo Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos, à Comissão Especial para Assuntos Gerenciais do Instituto (CCEAG), da qual participaram representantes do Brasil, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Trinidad y Tobago, Peru e México.


Semeando inovação para colher prosperidade é o tema desse encontro, que busca chamar a atenção para a importância e necessidade dos Governos investirem na geração de inovações que promova nas Américas uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva e que possa responder a dois dos grandes desafios atuais: combater a mudança climática e garantir a segurança alimentar.

O evento acontecerá de 19 a 22 de outubro, na sede do Instituto, em San José, Costa Rica.

A abertura do Encontro de Ministros para a Agricultura das Américas 2011 acontecerá no Teatro Nacional. A agenda inclui a análise da situação e perspectivas da agricultura e o intercâmbio de ideas e de experiências de sucesso em inovação.

Nesta semana, a Ministra da Agricultura de Costa Rica, Gloria Abraham, o Ministro das Relações Exteriores, René Salazar, e Villalobos assinarão acordo de cooperação, que oficializará o apoio e a coordenação entre o IICA e o Governo de Costa Rica na preparação do encontro.

Fortalecimento técnico do IICA
Durante a reunião da CCEAG, os Estados Membros participantes apoiaram a proposta de fortalecimento técnico do IICA apresentada pelo Diretor Geral do Instituto.

De acordo com Villalobos, o IICA deve concentrar seus esforços de cooperação técnica a seus Estados Membros nos temas prioritários que a Instituição tem maiores capacidades e experiência, enfatizando os de inovação, competitividade, sustentabilidade e inclusão.


Para o Diretor, propõe-se fortalecer as redes técnicas do IICA com a incorporação de profissionais das instituições dos governos, a academia e empresas, consolidar os vínculos do Instituto com outros organismos internacionais para complementar e potencializar capacidades técnicas e recursos, facilitar o desenvolvimento de vínculos e mecanismos para a transferência de experiências e a execução de projetos entre dois ou mais países, entre outros.

Todas essas propostas foram avaliadas pela CCEAG.

As informações são da assessoria de imprensa da IICA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.