CI

Costa Rica vai restringir o glifosato na agricultura

País teme um possível risco de câncer


O Ministério da Saúde da Costa Rica anunciou recentemente que restringirá o uso de herbicidas à base de glifosato utilizado na agricultura em alguns setores do país. Além disso, o órgão governamental indicou também que haverá novas regulamentações em outras partes, por causa da possibilidade de toxicidade desse produto para os seres humanos, que vem sendo constantemente debatida em vários países do globo.  

Segundo o ministro da Saúde da Costa Rica, Daniel Salas, o glifosato, que é um herbicida amplamente utilizado no campo, pode causar doenças como o câncer. A Bayer, empresa que, recentemente, adquiriu a fabricante do Rondup, Monsanto, afirmar categoricamente que os produtos à base de glifosato, desde que corretamente aplicados, não são prejudiciais ao meio ambiente e nem à saúde dos seres humanos.  

A empresa ainda garante que as associações do herbicida à incidência de doença renal crônica (DRC), bem como câncer, não foi comprovada mediante estudos científicos, o que demonstrar um viés ideológico na questão. Na Costa Rica, o glifosato, um dos defensivos químicos mais populares do mundo, é usado principalmente em arroz, abacaxi e outras hortaliças, culturas de bastante relevância econômica e de segurança alimentar da região, informou o ministro  

Nesse sistema atual, é possível dizer que a unidade de trabalho interinstitucional do Governo da Costa Rica é composta pelos Ministérios da Saúde, Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e Energia, todos trabalhando de forma cooperada. Nesse sentido, eles tomaram uma decisão política importante para impedir que as pessoas tivessem problemas de saúde, eles informaram. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.