CI

Cotação do dólar impacta preços de grãos em Santa Catarina

Preço do arroz está estabilizado


Foto: Pixabay

A queda na cotação do dólar frente ao real vêm impactado na desvalorização dos preços do milho e da soja colhidos em Santa Catarina. Depois de um longo período de alta, o preço do arroz se estabilizou. O feijão segue com valores em ritmo de elevação. 

No fim de novembro, o preço da soja produzida em Santa Catarina mostrou sinais de recuo, refletindo a retração das cotações do dólar frente ao real. Os plantios foram retomados e intensificados no final do mês passado, com o retorno da chuva ao Estado, que também permitiu a recuperação das lavoras em fase inicial.

As cotações do milho se estabilizaram após cinco meses de alta consecutiva. Dados parciais levantados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Cepa até o dia 10 de dezembro mostram recuo nos preços pagos ao produtor, pressionados pela redução do valor da moeda norte-americana frente ao Real.

Contudo, os analistas avaliam que o cenário é de sustentação de preços em níveis elevados para 2021, impulsionados pela demanda global e doméstica aquecidas, cotações futuras em elevação na Bolsa de Chicago e grande volume de vendas antecipadas da safra 2020/2021.

O milho silagem confirma perdas de 29% na produção na média estadual em relação ao prognóstico inicial, em decorrência da estiagem

O preço do arroz em Santa Catarina está estabilizado, com tendência de queda nos próximos meses. A safra apresenta bom desempenho até o momento, com 95% das áreas em condição boa ou ótima.

Os preços do feijão continuam em alta no mercado catarinense. Em novembro o preço da saca de 60kg do feijão-carioca registrou aumento de 2,93%. Para o feijão-preto, a variação mensal foi de 3,53%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.