CI

Cotações da soja fecham em alta nos EUA

A colheita da soja norte-americana deve chegar a 38% no próximo domingo, abaixo das expectativas


O analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconomica informou que as cotações de soja nos Estados Unidos para o contrato de novembro 2018 fecharam em alta de 24 cents em Chicago na segunda-feira (15.10). De acordo com ele, a situação foi motivada pelos maiores embarques e esmagamento de soja e atraso na colheita. 

“[As cotações estão] superando níveis de resistência, fato que ativou novas ordens de compra, fechando nos níveis mais altos dos dois últimos meses, depois que uma série de boas notícias do lado da demanda se juntaram às fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias e que estão atrasando excessivamente a colheita da soja nos EUA, podendo, eventualmente, comprometer um pouco a qualidade e a quantidade da produção final”, informa o analista. 

Segundo informações divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a colheita da soja norte-americana deve chegar a 38% no próximo domingo (21.10). No entanto, a expectativa é de que esse percentual fosse de 40%, sendo que a média dos últimos cinco anos foi de 53%. “Também o percentual de soja em condições boas/excelentes caiu para 66%, contra 68% da semana anterior”, escreveu. 

Pacheco afirma ainda que as cotações do farelo de soja subiram $10,0/ton (centavos de dólar por tonelada) e as do óleo de soja subiram $0,39/libra-peso. “As inspeções dos embarques de exportação da soja também deram grande alento ao mercado, com o embarque de 1,15 milhão de toneladas, quando o mercado esperava algo entre 500 e 700 mil toneladas”, comenta. 

Nesse cenário, foi vendido mais do que o dobro do que foi embarcado na semana anterior, embora 35% a menos do que o total da mesma semana do ano passado. Além disso, houve dois casos que, separadamente, totalizaram 134.729 toneladas direcionadas para a China. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.