CI

Cotações disparando no mercado de reposição

Volume de bezerros desmamados chegando ao mercado está aumentando gradativamente


Foto: Nicoli Dichoff

O volume de chuvas diminuiu, as temperaturas caíram e a qualidade das pastagens já não é mais a mesma observada nos meses anteriores.  Essa somatória de fatores acelerou a saída da boiada gorda das pastagens e, consequentemente, recriadores e invernistas aumentaram a procura por reposição para fazer a troca. Fato comum para o período do ano.

Além da maior demanda, o volume de bezerros desmamados chegando ao mercado está aumentando gradativamente nas últimas semanas, gerando mais um fator de estímulo para os negócios. 

Mas o pecuarista que está fazendo a troca atualmente se depara com um cenário de queda no poder de compra. Isso porque, de um lado, a desova de final de safra está aumentando a disponibilidade de matéria-prima para os frigoríficos, gerando queda nas cotações da arroba do boi gordo.

Por outro lado, as cotações no mercado de reposição seguem o caminho oposto. Já são onze meses consecutivos de alta das cotações.

Chama atenção que, além das valorizações consecutivas, a intensidade das altas está aumentando. Na média de todas as categorias de machos, fêmeas e estados pesquisados pela Scot Consultoria, em maio as cotações subiram 2,3%, a maior alta dos últimos onze meses. 

Com essa disparidade entre as cotações do boi gordo e do bezerro, a relação de troca piorou para recriadores e invernistas. 

Tomando como base São Paulo, em abril eram necessárias 8,18 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro desmamado, anelorado, com 6@. Em maio essa mesma relação saltou para 8,67 arrobas. Ou seja, uma piora de 6,0% na relação de troca. 

Para o curto prazo o cenário no mercado de reposição não deve ter alterações significativas. A tendência é de manutenção do cenário de demanda aquecida e cotações firmes. Já pelo lado do boi gordo, o início de mês pode trazer firmeza para às cotações da arroba e minimizar a queda no poder de compra do recriador e invernista. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.