Couve: Argentina vê “superalimento” ganhar espaço
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MUNDO

Couve: Argentina vê “superalimento” ganhar espaço

Instituto irá promover evento sobre hortaliças
Por: -Leonardo Gottems

Couve é um vegetal do leste da Turquia que, nos últimos anos, se tornou mais popular entre os consumidores devido à sua versatilidade e benefícios à saúde. Além disso, é considerado por especialistas como um superalimento devido ao seu alto poder nutricional e baixo valor calórico, informou o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina. 

María Cristina Mondino, pesquisadora do INTA Arroyo Seco, destacou as propriedades da couve que se destacam entre os outros alimentos. “Possui altíssima quantidade de micronutrientes, antioxidantes, carotenóides, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas A, K e C. Por sua vez, contém minerais essenciais, como potássio, cálcio e magnésio, e fibra alimentar. Todos muito importantes para a saúde humana”, comenta. 

Nesse sentido, o especialista reconheceu o aumento da demanda por esse vegetal e explicou que “é cada vez mais comum vê-lo em cardápios de restaurantes e em diferentes portais e revistas de alimentação e saúde, ao mesmo tempo que estudos que destacar suas propriedades nutricionais ". 

Sobre o cultivo desta hortaliça, um dos temas sobre os quais falará no Dia da Horticultura 2020, Mondino destacou que, "na Argentina, a área cultivada está em constante aumento e se estende por muitos dos cinturões hortícolas das principais cidades". 

É que, segundo a pesquisadora, “seu cultivo é bastante simples porque embora se comporte melhor no frio, tem capacidade de crescer e se desenvolver em ambientes com temperaturas entre 10 e 20º C”. Por outro lado, “não é muito exigente quanto à qualidade do solo e pode até crescer em terrenos com baixo teor de matéria orgânica”, acrescentou. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink