CI

Covid-19: vacina da Oxford fica pronta em dezembro

Idosos estão entre as prioridades


Foto: Pixabay

O primeiro lote da vacina realizada no Brasil em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, pode ficar pronto em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, segundo informou o portal Pleno News. Nesse cenário, expectativa deste novo movimento é imunizar 100 milhões de pessoas.  

O grupo prioritário para receber o medicamento no Brasil será composto por idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, professores, indígenas, pessoas em privação de liberdade, adultos e adolescentes em medida socioeducativa, profissionais de segurança pública e motoristas de transporte público. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a vacina está na fase de testes clínicos. 

Isso porque a vacina já foi testada em animais e, até agora, 9 mil pessoas já receberam doses e os resultados mostram que ela é segura. Sendo assim, o último teste que falta é o de eficiência, que contemplará 50 mil pessoas distribuídas em diferentes países, entre eles o Brasil. 

O tempo de imunização desta nova alternativa tem duração de um ano e é feito a partir de um fragmento de proteína do vírus SARS-CoV-2, junto de um adenovírus inativado. A partir disso, o sistema imunológico produzirá anticorpos para combater essa proteína do coronavírus e, quando o causador da Covid-19 infectar a pessoa, ela terá as defesas necessárias. 

De acordo com o G1, ela será testada em dois mil brasileiros durante três semanas, em testes conduzidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido que vai começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars-CoV-2 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.